sexta-feira, 29 de setembro de 2017

FORTALEZA RECEBE O MAIOR EVENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO SOBRE IRRIGAÇÃO NA AMÉRICA LATINA – INOVAGRI 2017

Contagem regressiva para outubro, quando Fortaleza recebe 3 grandes eventos que discutem irrigação, gestão de recursos hídricos e tecnologias para o uso racional da água na agricultura. 

De 2 a 6 de outubro o Centro de Eventos do Ceará reunirá o Inovagri Internacional Metting, o III SBS - Simpósio Brasileiro de Salinidade e o XXVI CONIRD – Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem.

O INOVAGRI
O Inovagri é o maior evento técnico-científico sobre a irrigação da América Latina. No evento vão estar presentes os maiores pesquisadores, técnicos profissionais e estudantes de todo o mundo, tornando possível a troca de experiências, o contato com as mais recentes práticas e pesquisas nas áreas da irrigação.

Em meio a tantas discussões científicas, o Inovagri terá a feira ABERTA AO PÚBLICO que traz cerca de 25 expositores da área de irrigação. Entre os já confirmados estão a Agrícola Famosa e a Itaueira Agropecuária, duas das maiores empresas exportadoras de frutas do Brasil, que tem atividades no interior do Ceará e em outras cidades do Nordeste Brasileiro.
De 02 a 05 de outubro acontecem as apresentações de trabalhos acadêmicos, 08 mesas redonda, 05 painéis, 02 oficinas e 5 cursos palestras. Para participar destas atividades, o congressista precisou se inscrever, pagar taxa de participação e enviar os artigos científicos em datas anteriores a realização do evento. 

Até agora, estão confirmadas as apresentações de 750 artigos científicos em pôsteres de pesquisadores e estudantes de todo o país. No final do evento, os melhores vão ser certificados e premiados.

Trinta e dois palestrantes internacionais já foram confirmados. Eles vão discutir e apresentar o que há de mais inovador sobre o uso da água na agricultura irrigada mundial. Durante o evento vão estar em pauta temas importantes como a transferência de tecnologia para o agricultor, capacitação tecnológica para irrigação, novas tecnologias aplicadas para o uso eficiente da água e tendências mundiais.

Destaque também para as apresentações das mesas redondas que vão contar com palestrantes de vários países como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Canadá, França e Chile. Todas as apresentações vão contar com tradução simultânea para que os inscritos possam entender as tecnologias e aplicações de métodos eficientes para driblar a escassez de água e otimizar a produção de forma sustentável. 

Para se ter uma ideia, no segundo dia de evento se apresentam as maiores referências mundiais nos temas de irrigação e drenagem como Luciano Mateos, da Espanha, Chistopher Neale, dos Estados Unidos e Octávio Lagos do Chile. Eles debatem o sensoriamento remoto e novas tecnologias para determinar as necessidades hídricas das culturas irrigadas.

O CONIRD – Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem

Paralelo as apresentações acadêmicas e as discussões e mesas redondas acontece o Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Com a escassez de água, a agricultura irrigada tem sido importante estratégia para a otimização da produção de alimentos gerando desenvolvimento sustentável no campo. 

Entre as discussões do CONIRD, estão a transposição do Rio São Francisco, o impacto e resultados das atividades de irrigação já feitas até hoje e discussão sobre novas alternativas para resolução da falta de água no Nordeste Brasileiro. 

Na programação também estão previstos cursos rápidos. Entre os temas destaque estão o sensoriamento remoto, balanço de energia em áreas cultivadas e projetos de sistemas de irrigação pressurizados. No último dia do evento, o CONIRD vai oferecer atividades práticas em campo no Distrito de Irrigação do Tabuleiro de Russas e na Chapada do Apodi aos interessados. 

O SBS – Simpósio Brasileiro em Salinidade
Além dos temas já descritos até aqui, especialistas vão debater questões como a recuperação de áreas afetadas pela salinidade do solo no Simpósio Brasileiro em Salinidade.

Nas atividades, o Simpósio Brasileiro de Salinidade discute a pesquisa em desenvolvimento sobre salinidade, buscando soluções para problemas utilizando tecnologias para agricultura irrigada sustentável. Para que a produção agrícola seja otimizada, as técnicas de redução de salinidade de água são de fundamental importância, principalmente para as áreas do Nordeste Brasileiro, por exemplo.

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.