quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Prefeitura de Fortaleza empossa novos conselheiros de saúde

O Prefeito Roberto Cláudio empossa, nesta quarta-feira (06/09), às 11 horas, os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF), no Ginásio Paulo Sarasate. O Conselho é composto de representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de Saúde e representantes da Gestão Municipal. Serão empossados 1.500 conselheiros, entre titulares e suplentes.

A eleição realizada através de assembleias e plenárias democráticas foi dividida em três etapas. A primeira etapa consistiu na formação de conselhos locais de saúde, implementados em cada unidade de saúde (Postos de Saúde, Centros Atenção Psicossocial, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais Municipais) da capital. Após a consolidação, cada unidade elege um representante para compor os Conselhos Regionais. A partir desse momento,  um representante de cada Conselho Regional é indicado para a formação do Conselho Municipal.

O presidente do CMSF, Marcus Campos, destacou a importância das eleições para a construção de novas políticas públicas para a área da saúde. “O processo eleitoral, que acontece de forma transparente, vem consolidar um modelo democrático para a escolha de seus representantes”, informou Marcus.

A Secretária Municipal de Saúde, Joana Maciel, reforçou a importância do Conselho. “O Conselho de Saúde é um local de participação e controle social, que exerce um papel consultivo, deliberativo e fiscalizador. A participação de todos os representantes permite a oportunidade de propor e debater as políticas públicas para a área da saúde de Fortaleza”, pontuou a secretária.

O CMSF, criado em 1990, pela Lei 8142/90, é responsável por zelar pelo aperfeiçoamento da organização e do funcionamento do SUS; formular o controle e o monitoramento de políticas públicas que caminhem no sentido de uma democracia participativa; estar comprometido com a manutenção dos princípios democráticos que fundamentam o SUS e fiscalizar os órgãos e instituições da saúde pública de Fortaleza.

Serviço
Posse dos conselheiros municipais de saúde
Data: 06/07
Hora: 11h
Local: Ginásio Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050 – Dionísio Torres).
Enviar

Deixe seu comentário: