sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Primeira-Dama entrega kits educativos a famílias participantes do programa Cresça com seu Filho


Por meio de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, serão entregues, ao todo, cerca de 830 kits por toda a Regional V
A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, entregou, na última quarta-feira (30/08), kits educativos a famílias participantes do programa Cresça com seu Filho do bairro Mondubim. A iniciativa, realizada por meio de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fomenta o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e motor de crianças de 0 a 3 anos por meio de pesquisa que avalia o impacto e objetiva aprimorar o programa na Regional V.
Ao todo, serão cerca de 830 kits distribuídos por toda a Regional. Equipados com quebra-cabeça, bloco de montar, livro infantil, bolinha colorida e boneca, os materiais pretendem estimular o aprendizado por meio de atividades lúdicas e promover maior interação durante as visitas domiciliares semanais, preparando melhor a criança para o convívio em sociedade.
Por meio de diretrizes internacionalmente consagradas, as visitas semanais dos agentes comunitários de saúde às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica estimulam o aprendizado a partir do contato humanizado entre a criança e o cuidador, seja a mãe, o pai ou o responsável, transformando positivamente o cenário socioeducacional da região.
“O Cresça com seu Filho é um programa modelo aqui no Brasil. A gente bebeu muito da fonte do Primeira Infância Melhor (PIM), existente há 13 anos no Rio Grande do Sul, e do Iprede, que estabelece vínculos entre a mãe e o bebê. Então, deu muito certo por essa experiência. A gente juntou as teorias e hoje vê os ganhos. É com muita felicidade que eu venho fazer essas visitas e observar como o Programa faz a diferença na vida das famílias. Eu fico muito feliz e com cada vez mais certeza de que temos que seguir em frente, fortalecendo o Programa, fortalecendo os agentes, os enfermeiros e as famílias participantes”, destacou a Primeira-Dama.
Claudiana Nepomuceno, mãe da pequena Roberta, demonstrou muita satisfação ao receber a visita da Primeira-Dama e de acompanhar a evolução da filha, que vem recebendo acompanhamento desde o pré-natal e hoje, aos 2 anos, colhe os frutos das ações do Programa. “Nós sempre recebemos assistência no Posto de Saúde Paracampos. Até o acompanhamento do exame do pezinho e da orelha a gente recebeu. E esse kit, junto a todas essas atividades com a agente de saúde, está tornando a minha filha mais comunicativa. Quando ela for para a escola, terá mais conhecimento, saberá interagir melhor com os colegas e, com certeza, a adaptação acontecerá cada vez mais rápido”, ressaltou.
Francisca Rodrigues, agente comunitária de saúde há 9 anos, engajada no projeto Cresça com Seu Filho desde agosto de 2016, avaliou de forma otimista as ações desenvolvidas. “Eu sempre oriento as crianças e as mães a estreitarem os laços com maior afetividade e carinho. Busco estimular para que esses momentos continuem para além do momento da visita. É muito importante para o crescimento da criança, além desse material que está sendo entregue, essa interação entre mãe, filho e agente de saúde. A gente fica muito feliz. É uma realização promover esse trabalho na comunidade”, afirmou.
Enviar

Deixe seu comentário: