sexta-feira, 6 de outubro de 2017

CAIXA CULTURAL FORTALEZA PREPARA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA A SEMANADA CRIANÇA

Espetáculo Bonequinha de Pano e oficinas de brinquedos, pintura de rosto e contação de histórias, entre outras atividades, levam arte, educação e diversão para o público infantil


Espetáculo Bonequinha de Pano. Crédito: Mateus Eboli de Almeida

Na semana da Criança, a CAIXA Cultural Fortaleza vai promover uma série de atividades especiais para os pequenos curtirem esse período com muita arte e educação. A programação especial tem espaço para sessões de teatro e também para oficinas gratuitas, promovidas pelo Programa Educativo Gente Arteira. São ações que têm o objetivo de divertir e, principalmente, ensinar e estimular a imaginação da criançada, de forma lúdica e criativa.   

Bonequinha que fala
De 12 a 15 de outubro de 2017, o teatro da CAIXA Cultural Fortaleza recebe o espetáculo teatral infantil Bonequinha de Pano. Com texto de Ziraldo, a peça apresenta ao público, de maneira sensível e bem humorada, as aventuras e as transformações que vivemos durante a infância, a partir da história da Boneca Pitucha, que vive no sótão da casa da vovó desde que sua dona, a menina Leninha, cresceu e parou de brincar com ela. Certo dia, ela acorda com uma movimentação diferente na casa, cujos sons a fazem lembrar do tempo em que brincava com as crianças. A partir daí, ela revive diversos acontecimentos de sua trajetória como boneca de pano, revelando as etapas do crescimento damenina Leninha, sua relação com os pais, com a avó, com os primos e os fatos da vida e suas consequências.

A peça também se destaca por promover a inclusão por meio da arte. Tanto que as sessões dos dias 12/10, às 15h, e 13/10, às 16h, vão contar com audiodescrição, modalidade de tradução audiovisual que transforma em palavras as imagens e cenas presentes no palco. A ideia é estimular a acessibilidade e a democratização de acesso de deficientes visuais e portadores de baixa visão às diversas manifestações do fazer cultural.

Paralelamente ao espetáculo, acontece também a Oficina Da imaginação a Ação, voltada para crianças e jovens que tenham o interesse de conhecer e/ou aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre o teatro. Na aula, vão ser desenvolvidos exercícios corporais, vocais, improvisação e criação de cenas, levando os participantes a uma experiência mais ampla do fazer teatral, conduzindo-os a desvendar os “espaços imaginários”, onde o ator trabalha. O encontro, ministrado por Renata de Lélis, propõe uma experiência criativa, para quem quer ser ator e também para quem quer saber mais sobre essa arte. No dia 12/10, das 9h às 12h, a aula é destinada para o público de 06 a 10 anos. Já no dia 14/10, também das 9h às 12h, é a vez dos alunos de 11 a 16 anos. As inscrições podem ser feitas pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.brentre os dias 2 e 10 de outubro. Vagas limitadas: até 20 alunos por turma, por ordem de inscrição.


Gente Arteira

As oficinas promovidas pelo Programa Educativo Gente Arteira, projeto de arte e educação da CAIXA, também são uma atração à parte na Semana da Criança. Com muita criatividade, meninos e meninas vão ter a oportunidade de brincar e aprender, tudo de forma leve e divertida. As inscrições são gratuitas e podem feitas pelo e-mail gentearteira.ce@caixa.gov.br, em períodos pré-determinados, com exceção das atividades realizadas no próprio dia 12 de outubro.    

No dia 07 de outubro, das 16h às 18h, acontece a oficina de Confecção de Brinquedos com Materiais Reciclados, destinada para crianças de 07 a 12 anos, que tem o objetivo de estimular a reflexão dos pequenos sobre a sustentabilidade. A ideia é que eles soltem a imaginação e, ao final, também criem suas próprias histórias com os brinquedos confeccionados. As inscrições podem ser feitas entre os dias 04 e 06 de outubro.   

No dia 08 de outubro, das 15h às 17h, a idealizadora do Museu da Boneca de Pano, Liduína Maria Rodrigues, vai ministrar a oficina Animaizinhos de Pano, destinada para o público a partir de 06 anos. Aqui, a meninada vai brincar e ainda estimular os sentidos e a emoção, por meio da confecção de bonecos, inspirados em familiares e pessoas próximas de cada participante. As inscrições também ocorrem de 04 a 06 de outubro.   

A programação no Dia das Crianças também está especial. Das 13h às 18h, a CAIXA Cultural Fortaleza e o Gente Arteira vão promover duas atividades abertas ao público infantil (a partir de 02 anos), sem a necessidade de inscrição prévia. Na Contação de Histórias, os pequenos são convidados a participar e criar narrativas a partir de elementos do cotidiano, trabalhando a improvisação e a expressão corporal. Já na Pintura de Rosto, as crianças vão escolher os desenhos dentre as diversas temáticas propostas durante a atividade.   

Para finalizar, nos dias 14 e 15 de outubro, acontece a oficina de Arqueologia Experimental, que tem a finalidade de informar aos pequenos, com idade a partir de 07 anos, o ofício do arqueólogo. Ministrada por Getúlio Santos, Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, a oficina também tem o objetivo de estimular a construção de novos saberes, tendo como base o conhecimento e a valorização de bens culturais arqueológicos. As inscrições podem ser realizadas de 10 a 12 de outubro.


ServiçoSemana da Criança na CAIXA Cultural Fortaleza
Teatro: Bonequinha de Pano
Data: 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2017
Horários:
Quinta, 12/10: 15h e 17h (2 apresentações) – Audiodescrição na apresentação de 15h
Sexta, 13/10: 16h - com audiodescrição
Sábado, 14/10: 17h
Domingo, 15/10: 17h
Duração: 55 minutos
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Vendas 02h antes de cada espetáculo.
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Paraciclo disponível no pátio interno

Oficina: Da Imaginação a Ação
Data: 12 e 14 de outubro de 2017
Horário: 9h às 12h
Inscrições: entre os dias 2 e 10 de outubro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 06 a 10 anos (aula no dia 12/10) e 11 a 16 anos (aula no dia 14/10)
Capacidade: 20 participantes, por turma


Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.