terça-feira, 3 de outubro de 2017

Evento nessa quinta marca o aniversário do Sebrae e o Dia da Micro e Pequena Empresa

O objetivo é lembrar o trabalho da instituição e a importância do segmento que representa 98,5% do total de empreendedores no Brasil


Quando, há quatro décadas e meia o Sebrae começou o seu trabalho para melhorar o ambiente dos pequenos negócios brasileiros, não havia uma conscientização do que a micro e pequena empresa representava para a Economia do País. Hoje, sabe-se que essas pequenas farmácias, restaurantes, lanchonetes, barbearias, lojas, armarinhos, açougues, pethops, confecções, oficinas mecânicas e pousadas-além de um sem números de outras atividades-, têm uma expressiva participação no PIB nacional.

As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. E, para lembrar o dia que vai lembrar as duas datas, o Sebrae no Ceará preparou uma programação especial que vai mostrar “Os pequenos negócios como protagonistas do desenvolvimento do Ceará”.

Da programação constam a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios às empreendedoras que se destacaram, no estado, nas categorias “Microeempreendedoras individuais”, “Donas de Pequenos Negócios” e “Produtoras rurais.” Depois, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claúdio vai falar sobre o papel do gestor público no desenvolvimento dos pequenos negócios”. Por fim, um debate vai reunir casos de empreendedores que tiveram sucesso e que se transformaram em referência, no Estado. Eles vão falar sobre sonhos, dificuldades e superação.

CRÉDITO

Com o objetivo de reforçar a importância do Sebrae e sua atuação em crédito orientado, acontece de 2 a 8 de outubro, Semana Nacional de Crédito, de 2 a 8 de outubro de 2017. A ideia é aproveitar o Dia da Micro e Pequena Empresa (5/10) e o aniversário da instituição (9/10) para promover uma série de atividades em todo o país. Os atendimentos serão gratuitos, limitados a quatro horas de duração, seguidas ou não, e poderão ser realizados até a primeira quinzena de novembro.

Aqui, no Ceará, a primeira iniciativa do gênero aconteceu no último dia 28 de setembro, e reuniu na sede do Sebrae 47 empresas ligadas aos setores de alimentação, movelaria, sorvetes, automotivo e confecção que mantiveram contato com representantes do Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Finep e Sicredi. Outras deverão ser realizadas nas regiões de Crateús e Baixo Jaguaribe, essa última durante a realização da Fenerj.

A previsão é de que, durante a semana, em todo país sejam atendidas mais de 7mil 300 empresas. O foco serão os serviços de consultoria voltados à orientação para o crédito e microcrédito, seja pré ou pós-crédito, gestão financeira, Fampe e renegociação de dívidas bancárias. As atividades dessa Semana poderão ser realizadas ao longo do mês de outubro conforme disponibilidade de cada Sebrae estadual.

PROGRAMAÇÃO:
Horário
Programação
08h
Credenciamento
09h
Abertura
  • Presidente do Conselho Sebrae/CE
  • Lançamento da Revista Eletrônica Sebrae/CE
  • Entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

9h50min
Palestra – O Papel do Gestor Público no Desenvolvimento dos Pequenos Negócios – Programa Fortaleza Competitiva
Prefeito de Fortaleza - Roberto Cláudio

10h40min
Talk Show - Moderadora: Neila Fontenele
Filme empresas
Case 1 – Panificadora Delícias do Trigo
Case 2 – Maria Auricélia - Damari Patisserie -  Fortaleza
Case 3 – Maria Cristina Feitosa Macedo, 1º lugar categoria pequenos negócios do PSMN (Tauá)
Case 4 – Maria Soares Cândido Freire, 1º lugar categoria Empreendedora individual do PSMN (Icó)

12h
Encerramento
Brunch

SERVIÇO:
45 anos do Sebrae e Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
Data: 05 de outubro
Local: Auditório do edifício-sede do Sebrae Ceará
Entrada livre
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.