sábado, 7 de outubro de 2017

Moradores do Joaquim Távora realizam intervenção para combater descarte irregular de lixo

Uma área do bairro Joaquim Távora, antes ocupada por lixo e entulho, foi transformada, pelos moradores, em um painel artístico. O projeto de requalificação, idealizado pela comunidade, conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II. O local escolhido para a intervenção foi Rua Frei Bernardino, próximo à Avenida Rui Barbosa, uma das principais vias de acesso ao bairro.
Após a total remoção dos resíduos sólidos, os moradores pintaram e grafitaram muro. Os desenhos e as frases escolhidas pela comunidade para colorir o painel alertam sobre o papel fundamental da sociedade na preservação ambiental. Além disso, a população está fiscalizando a área, com o intuito de impedir que o despejo irregular de lixo volte a ocorrer.
O painel recebeu também flores, confeccionadas com garrafas pet, como forma de convidar a sociedade a fazer uma reflexão sobre soluções criativas de reutilização de material inservível.
De acordo com Moisés Soares de Sousa, morador da área, a iniciativa da comunidade surgiu por compreenderem que todos devem fazer a sua parte para manter a cidade limpa. “Estávamos cansados de ver pessoas jogando lixo e entulho aqui. Então, resolvemos pintar e deixar nosso canto colorido e limpo. É desde pequeno que você aprende o que é certo e o que é errado. Com os desenhos e as cores que colocamos no muro, as crianças veem e aprendem que é mais bonito a limpeza do que a sujeira. A comunidade tem que ajudar a Prefeitura na limpeza da Cidade. O caminhão de coleta passa sempre aqui, segunda, quarta e sexta, sem falhas, então a população não pode colocar o lixo fora do dia da coleta”, finaliza o morador.
A Prefeitura trabalha diariamente no combate ao descarte irregular de lixo. Somente na Regional II de Fortaleza, 18 áreas foram requalificadas e permanecem livres de resíduos sólidos. Faça a sua parte, contribua para uma cidade limpa. Acondicione adequadamente o seu lixo em sua residência até o dia e a hora da coleta domiciliar.
“Boas idéias devem ser apoiadas e propagadas. Os moradores do bairro Joaquim Távora, que requalificaram este ponto de lixo, estão aplicando sua arte e propagando seus conhecimentos, no bairro Cidade 2000. Apoiamos essa iniciativa e esse compartilhamento de experiências entre comunidades que querem transformar a Cidade”, afirma Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.

Ecoponto

A Capital já conta com 36 Ecopontos, que recebem gratuitamente materiais inservíveis, como pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis velhos e pneus usados. São cinco unidades na Regional II de Fortaleza, confira os endereços:
Ecoponto São João do Tauape
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, S/N – anexo ao Parque Rio Branco
Ecoponto Varjota
Endereço: Avenida Antônio Justa com Rua Meruoca
Ecoponto Cidade 2000
Endereço: Rua Giselda Cysne com Rua Sólon Carvalho
Ecoponto Praia do Futuro
Endereço: Rua José Aureliano Câmara com Avenida Dioguinho
Ecoponto Vicente Pinzón
Endereço: Rua Veneza, esquina com Rua Josias Paula de Souza
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.