terça-feira, 28 de novembro de 2017

Clássicos na Lagoa - Banda Sinfônica da UFC e muitas outras atrações



O Clássicos na Lagoa realizará um grande evento, com apresentações especiais, para marcar o encerramento do projeto em 2017.  A Banda Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (UFC) promoverá um concerto de música clássica. Na programação haverá também um coral interpretando músicas natalinas, show pirotécnico e uma homenagem a todos os grupos musicais que se apresentaram durante o ano. O evento acontece na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, a partir das 16 horas, na lagoa do Porangabuçu.

O projeto foi criado em 2016 pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, com o intuito de possibilitar à população acesso à cultura e ao lazer. Segundo o presidente do conselho superior do ICM, o cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues, saúde é qualidade de vida, o que significa ter ao alcance cultura, educação, emprego e todas as formas de inclusão social.  Com o apoio da Enel, os concertos são promovidos nas primeiras sextas-feiras de cada mês gratuitamente.

A Banda Sinfônica da UFC foi iniciada em 2015, quando a universidade abriu concurso para professor de instrumentos de sopro. O objetivo inicial era ter uma prática de conjunto para os alunos da graduação em música, mas a ideia foi se ampliando. “Através de projetos de extensão da Secretaria de Cultura Artística da UFC, passamos a aceitar na banda pessoas de outros cursos de licenciatura e da comunidade. Grande parte da banda sinfônica hoje é composta pela comunidade e, com essa abertura, o grupo foi tomando corpo”, relata o professor Filipe Ximenes, regente da Banda Sinfônica da UFC.

O repertório é desenvolvido de uma maneira pedagógica, com arranjos adaptados para o nível dos estudantes.  A cada seis meses a universidade abre inscrições, tanto para os alunos da licenciatura em música, como de outros cursos e da sociedade. Os interessados em aprender instrumentos passam a integrar uma banda inicial, com arranjos construídos a partir da sua capacidade técnica. Após essa experiência inicial, o grupo, que varia da faixa etária de 10 a 50 anos, passa a compor a Banda Sinfônica, que vai aumentando o seu corpo musical. Com cerca de 40 integrantes, 80% da banda aprendeu música dentro da UFC.

Serviço:
Projeto: Clássicos na Lagoa
Programação: Coral NatalinoBanda Sinfônica da UFC, Homenagem aos grupos musicais que se apresentaram
Local: Lagoa do Porangabuçu
Data: 1 de dezembro – sexta-feira
Horário: 16 horas
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.