quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Museu da Fotografia Fortaleza realiza exposição “Museu na Comunidade”

A mostra traz fotografias “pinhole” produzidas por crianças de quatro comunidades da capital


Educação como processo de transformação social. Esse é o lema do projeto Museu na Comunidade, realizado pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), que promove ações educativas fora da estrutura física do equipamento. Crianças entre 8 e 12 anos de idade, das comunidades Cavaleiro do Futuro, em Messejana, Associação Comunitária Vila Mar, na praia do Titanzinho, Comunidade Católica Servos por Amor, no bairro Cajazeiras, e Associação dos Moradores do Morro Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzón, participam de oficinas e capacitações onde aprendem as técnicas de fotografia artesanal com a equipe do educativo do MFF. O resultado do trabalho é uma exposição com 86 imagens em pinhole, técnica artesanal desenvolvida em dispositivos que não utilizam lentes, que dialogam com a imaginação e criatividade infantil, demonstrando que para o crescimento cultural delas basta incentivo.

A mostra tem curadoria de Celso Oliveira e textos de Silas de Paula, que fazem parte do Conselho Artístico do MFF e são grandes nomes da fotografia no cenário nacional. O projeto Museu na Comunidade está se expandindo, agora em escolas municipais de Fortaleza, em um diálogo próximo à Secretaria Municipal da Educação (SME), atendendo dentro das mesmas regiões. É a possibilidade de desenvolver, através da arte, áreas do conhecimento que são menos contempladas nas disciplinas tradicionais, estudadas nas escolas.

Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação do Estado (Seduc) e às Secretarias Municipais da Educação (SME) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:
Exposição Museu na Comunidade
Abertura: sábado, 02 de dezembro, às 10h
Tempo de permanência: dezembro
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Visitação: de quarta-feira a sábado, das 12h às 17h
Mais informações: (85) 3017-3661
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.