segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Oportunidade -Evento promoverá capacitação em eSocial para órgãos públicos

A Layout Sistemas promoverá, no dia 09 de novembro, o II Encontro Regional de Capacitação eSocial para órgãos públicos. O evento, que tem como público-alvo, servidores municipais, profissionais da área de Recursos Humanos, gestores municipais, contadores e controladores internos, acontecerá no auditório da Torre Complexo São Mateus, das 8h às 17h.

A idéia do Encontro, que já ocorreu no Pará, onde a Layout Sistemas possui filial,  surgiu da necessidade de disseminar conhecimentos e capacitar diversos atores em assuntos ligados ao uso da tecnologia, dos softwares e de processos ligados à gestão pública, com foco no eSocial, que será compulsório às empresas, a partir de janeiro de 2019.

O eSocial é um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. O documento irá substituir gradativamente a RAIS, a DIRF, o CAGED e a SEFIP, entre outras obrigações que geram um trabalho hercúleo ao departamento pessoal, de recursos humanos e de Segurança no Trabalho de qualquer escritório ou empresa.

Instituído em 2014, com o intuito de consolidar os bancos de dados e processos do Ministério do Trabalho e Emprego, da Seguridade Social, da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal, o eSocial também visa revolucionar a maneira com a qual as empresas repassam as informações relacionadas ao vínculo trabalhista e a vida laboral de seus colaboradores, terceirizados e demais sujeitos em condições análogas.

Na ocasião, será oferecido também aos participantes amplo espaço com exposição de fornecedores de softwares, tecnologias, assessorias e serviços voltados à área pública. Representantes dos órgãos de controle, entre os quais: Tribunal de Contas do Estado – TCE; Conselho Regional de Contabilidade – CRC, União dos Vereadores do Ceará – UVC e Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará - Aprece confirmaram presença.

O Auditor da Receita Federal, advogado e professor universitário, Gilson Fernando Ferreira de Menezes, especialista na área e com vasto currículo profissional de orientação e assessoria em eSocial será o facilitador do encontro.

O II Encontro Regional de Capacitação eSocial para órgãos públicos terá ainda viés social.  No ato da inscrição será solicitada uma lata de leite em pó em benefício do Lar Torres de Melo.


Como funcionará o eSocial?
A rotina de entregas dessa obrigação acessória será iniciada com o Evento Inicial “Qualificação Cadastral”, que irá conter Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público -         Tabela de Unidades de Órgãos Públicos -    Tabela de Rubricas-     Tabela de Lotações Tributárias -    Tabela de Cargos/Empregos Públicos -    Tabela de Carreiras Públicas -    Tabela de Funções/Cargos em comissão -     Tabela de Horários/Turnos de Trabalho -    Tabela de Ambientes de Trabalho -     Tabela de Processos Administrativos/Judiciais -    Cadastramento inicial do vínculo todos os cadastros e as tabelas (horários, cargos e salários) de todos os funcionários ativos de cada empresa, preenchendo o banco montado pela Receita Federal do Brasil.

Após esse primeiro envio, a rotina mensal será acrescida dos eventos tempestivos, ou seja, aqueles que ocorrem com o andamento rotineiro da vida laboral dos colaboradores e afins de cada empresa. É aí que se encontra o grande desafio, ter a informação qualificada e entregá-la em tempo hábil à Receita Federal.

Os eventos poderão ser enviados por web service ou pelo portal web. A comunicação será feita ligando diretamente o sistema da empresa com o eSocial por meio de um web service, que será o canal de envio dos arquivos XML ou a empresa gera o evento preenchendo os campos diretamente no portal na internet. O controle será feito por meio de certificado digital para as empresas com mais de dois empregados e por meio de código de acesso para as demais.


Cronograma do eSocial:
Empresas acima de 78 milhões - janeiro de 2018

Demais empresas exceto órgãos públicos julho de 2018

Órgãos públicos Janeiro de 2019


Sobre o palestrante Gilson Fernando Ferreira de Menezes:
Auditor Fiscal da Previdência Social, desde 1987; Auditor da Receita Federal do Brasil desde 2007 (aposentado); Advogado OBA-CE 36.293, Especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista; Professor Universitário no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário 7 de Setembro nas disciplinas Direito Previdenciário e Direito Tributário; Professor em Curso de Especialização na FIC – Via Corpvs; Sócio da e

Sobre a Layout Sistemas:
Há 24 anos no mercado de software, a Layout Sistemas está presente no Norte e Nordeste do país, focada no desenvolvimento de soluções inovadoras, contando com a expertise de profissionais qualificados. A empresa utiliza-se das melhores e mais atualizadas ferramentas e metodologias no mercado, levando aos clientes soluções práticas para administração pública municipal.
A Layout acredita que o sucesso de qualquer empresa é resultado da troca de informações frequente e responsável, e vislumbra reconhecimento como instituição de referência em gestão da informação na área pública pela qualidade dos produtos e serviços. Entre seus valores destacam-se: a ética, busca pela excelência, valorização do capital humano e inovação.

Serviço:
II Encontro Regional de Capacitação - eSocial para órgãos públicos
Data: 09 de novembro de 2017
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Torre Complexo São Mateus
Endereço: Av. Santos Dumont, 5753 - Papicu
Informações (85) 3256.1414 - (85) 3215.7600
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.