quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Por que os transatlânticos não conseguem estacionar no Terminal Marítimo de Fortaleza?





Chamou a atenção desse Blog porque o transatlântico da MSC não conseguiu atracar no Porto do Mucuripe no último sábado(25/11). A Companhia Docas informou que foi por conta dos ventos.

Mas naquela região existe um outro agravante. O canal de acesso dos navios ao Porto possui uma profundidade média de 11 metros. O prático consegue estacionar um navio comercial ou um transatlântico no Porto do Mucuripe. Se quiser estacionar o transatlântico no local certo que junto ao Terminal Marítimo não vai conseguir porque é raso demais. como vemos no gráfico postado.

Logo, os passageiros desembarcam longe do Terminal Marítimo

Por isso que saiu no Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (20/11) o aviso de Licitação –  RDC Eletrônico 2/2017 para contratação de empresa ou consórcio de empresas para execução dos serviços de engenharia de dragagem por Resultado no Porto de Mucuripe ( Fortaleza). Hoje o calado está em torno de rasos 3 metros na região do Terminal Marítimo. Com a dragagem ficará com 13 metros.


Esse mesmo gráfico se ampliado para região da Praia do Titanzinho mostra que naquela área a fundura pode chegar a 18 metros. Por isso, que se pensou em fazer um estaleiro naquela região, projeto cancelado em meio a conflitos políticos.

No ano de 2004, a Companhia Docas do Ceará realiza o aprofundamento de diversas áreas da enseada, de 10m para 11,5 m. É a primeira parte da dragagem que será concluída a partir de 2008 com um aprofundamento para até 13m do calado do Porto.


Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.