Pular para o conteúdo principal

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

    A movimentação geral no Porto do Pecém foi 18% maior nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 4,4 milhões de toneladas de janeiro a março de 2024. No ano anterior, o total para o período foi de 3,7 milhões de toneladas. Em comparação a fevereiro deste ano, também houve um crescimento de 26%: 1.523.833 toneladas em março e 1.287.128 toneladas no mês anterior. “Esse crescimento é fruto do nosso esforço contínuo em trazer cargas para o Pecém e, consequentemente, mais desenvolvimento para o Estado do Ceará. Destacamos a exportação de minério de ferro, movimentação de contêineres, eólicos, materiais siderúrgicos e fertilizantes como pilares do nosso crescimento nesse primeiro trimestre. É um bom começo, reforça a eficiência operacional do Porto e a nossa posição como um dos principais terminais portuários do Norte e Nordeste do Brasil”, destaca o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães. Do total movimentado em cabotagem, o maior

Hoje - Secretário anuncia portarias sobre flexibilização de licenciamentos para empreendimentos na área de energia

O Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Artur Bruno, anunciou nesta sexta-feira (25/1), durante reunião da Câmara Setorial de Energias Renováveis (CSRenováveis) da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), realizada na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que na próxima quinta-feira (1/2) serão anunciadas ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) duas resoluções que preveem a simplificação da licença ambiental para empreendimentos nas áreas de energias eólicas e fotovoltaicas. Os processos de simplificação ambiental eram reivindicações antigas dos segmentos ligadas à área de energia no Ceará.

O encontro na FIEC reuniu instituições e empresários do setor de energias renováveis para debater assuntos relacionados ao setor, como Atlas Eólico e Solar do Ceará, financiamento de projetos em energias renováveis e leilões de energia. A reunião foi conduzida pelo presidente da CSRenovavéis/CE e consultor do Núcleo de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, que ressaltou a importância do momento por reunir diversas instituições e representantes do Governo do Estado do Ceará com o intuito de promover a realização do Atlas Eólico e Solar do Estado. Entre elas, Adece, Banco do Nordeste (BNB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia).

“Este é um sonho que se realiza, de modo a inaugurar um novo momento para o nosso Estado”, destacou a superintendente geral do Sistema FIEC, Juliana Guimarães, ao falar sobre o Atlas. Também esteve no evento, o diretor regional do SENAI/CE, Paulo André Holanda, e o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim. Paulo André Holanda aproveitou a oportunidade para informar que a FIEC deve lançar até março a certificação profissional de montadores fotovoltaicos.

Para melhor explanação sobre o Atlas Eólico e Solar do Ceará, a reunião contou com a presença do engenheiro Odilon Camargo, que no momento de apresentação da proposta de validação do documento, ressaltou ser um instrumento de atração e indução de investimentos de maneira ágil. Ele citou na apresentação o mapeamento solar e a atualização do potencial eólico como relevantes para apresentação de todos os dados importantes do Atlas.

Para falar sobre o FNE Sol, linha de financiamento do BNB para implantação de micro e minigeração distribuída de energia por meio de fontes renováveis, participou da reunião o superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Jorge Bagdeve. Outro assunto destaque do encontro foi a participação nos Leilões de Energia, com Joaquim Rolim, que na oportunidade citou as dificuldades enfrentadas pelos projetos cearenses. Entre elas, pouca quantidade de projetos habilitados e falta de linhas de transmissão para conexão dos empreendimentos à rede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.