sábado, 3 de fevereiro de 2018

ANOTA AÍ NA AGENDA - É NESTE SÁBADO (03/02): FESTA NEGRA EM FORTALEZA 2018

Neste sábado (03/02), acontece a terceira edição do projeto Festa Negra em Fortaleza no bairro Conjunto Prefeito José Walter, a partir das 18h. A programação é gratuita e conta com cortejo e apresentação do Maracatu Vozes da África, cerimônia de coroação de reis e rainhas negras com o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, além de danças e reis de congos em homenagem a um dos precursores dos congos em Fortaleza – o preto Xavier. Em seguida, se apresenta o Afoxé Omorisa Ode e, para encerrar a programação, os participantes são convidados a dançar ao som de frevos e marchinhas carnavalescas.

O projeto Festa Negra em Fortaleza propõe a revitalização de práticas culturais negras ligadas às tradições carnavalescas, tais como: as coroações de reis negros - que aconteciam na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Fortaleza; os cortejos e as apresentações de grupos de congos ou congadas - como os autos de rei congo que eram encenados nas praças e terrenos murados; além dos cortejos, rodas de sambas e maracatus que eram comuns no século XIX em diversos pontos na capital, antes Província do Ceará.

Adriano Souza, um dos idealizadores do projeto, conta que as manifestações culturais festivas negras que ocorriam na cidade, principalmente as carnavalescas, sofreram perseguições, preconceitos e tentativas de cerceamento, devido a transformações sociais, urbanas e políticas. “Para resistir, essa cultura revelou constantes reelaborações e ressignificações a partir das vivências dos sujeitos que atuavam nessas festas”, explica.
Ele destaca ainda que essas “festas de negro” foram importantes na cena cultural e festiva da cidade, contribuindo para que os negros se afirmassem como sujeitos da história. Daí a relevância dessa iniciativa, que iniciou em 2016 e busca se firmar no Carnaval da capital cearense como uma opção de programação cultural gratuita para toda a população. Esse ano, o projeto Festa Negra em Fortaleza foi selecionado pelo XII Edital Ceará do Carnaval do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
PROGRAMAÇÃO
Data: 03/02/18 (Sábado)
Horário: A partir das 18h
Local: Praça Padre Cícero, Avenida N, s/n – Conjunto Prefeito José Walter
Atrações: Cortejo e Apresentação do Maracatu Vozes da África/CE
Congos – Festa pra Xavier: Apresentação do Reis de Congo do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Batuque e Congos – Festa pra Xavier: Apresentação do Afoxé Omorisa Ode
Sambinhas - Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Frevos e Marchinhas Carnavalescas  
Grátis
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.