quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Programa de aceleração de novos negócios para inovação industrial abre inscrições

A  partir da sexta-feira (16/2), estão abertas as inscrições online de ideias e protótipos de alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ceará, dentro do Programa de Aceleração de Novos Negócios Conexão FIEC - IFCE. As inscrições seguem até o dia 16 de março e podem ser feitas pelo site conexaofiec.ifce.edu.br. A inscrição da ideia é individual e do protótipo em equipe. O regulamento consta no site. O programa incentiva desenvolver novos negócios a partir de ideias que podem gerar inovação industrial e destina-se aos alunos e professores das instituições parceiras, IFCE e SENAI.

Com as ideias e protótipos inscritos, ocorrerá o hackathon, evento com maratona de ideias, e a mostra de protótipos. A partir das propostas selecionadas, os participantes passarão para as demais etapas como pré-aceleração, projetização, incubação e graduação. O Programa de Aceleração tem como objetivo desenvolver novos negócios orientados para a geração de inovação industrial através da cooperação recíproca entre as partes, IFCE/SENAI, partindo do desenvolvimento de atividades capazes de propiciar a plena operacionalização de metodologias voltadas ao empreendedorismo e inovação de interesse das instituições IFCE, SENAI e FIEC. As categorias são Automação Industrial; Economia Compartilhada; Energia; E-Health.

Os objetivos são apoiar novos empreendedores, implantar novas metodologias de mentoria e aceleração de empreendimentos; estimular o potencial inovador e o conhecimento dos jovens; fortalecer as políticas de empreendedorismo e inovação do IFCE; e solucionar as demandas existentes na indústria por meio de produtos/serviços. Pelo calendário, o programa tem início em fevereiro e março, com realização de inscrições de negócios, hackathon e mostra de protótipos. Entre abril e maio acontece a pré-aceleração; em junho, a projetização; de julho a novembro, os negócios estarão em fase de incubação; e em dezembro, acontece a graduação.

O Conexão FIEC - IFCE surgiu do convênio assinado, em novembro do ano passado, entre o diretor administrativo da federação, Ricardo Cavalcante; o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC, Sampaio Filho; e o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, para desenvolver novos negócios orientados para a geração de inovação industrial a partir de metodologias de empreendedorismo e inovação.

Entre as atividades previstas entre as duas instituições estão: apoio a novos empreendedores, entre alunos e docentes do SENAI/CE e do IFCE; implantação de novas metodologias de mentoria, pré-aceleração, projetização e incubação de empreendimentos; estímulo ao potencial inovador e conhecimento dos jovens; fortalecimento das políticas de empreendedorismo e inovação das instituições; e solução de demandas por soluções tecnológicas existentes na indústria por meio de novos produtos e serviços.
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.