terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Coletivo Panelinha de Teatro leva projeto Os Pequeninos às escolas de Fortaleza


Construída coletivamente, a iniciativa visa estreitar pontes de diálogo entre o Teatro e a Escola

A partir do encontro com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, o coletivo desenvolveu um espetáculo teatral infanto-juvenil que narra as aventuras vividas por Felipe Eduardo ao ir passar as férias na casa da sua vó. A metodologia de montagem e as ações de formação que englobaram oficinas e ensaios abertos foram desenvolvidas junto dos estudantes de escolas do município. O projeto foi contemplado no edital de Protagonismo Juvenil da Prefeitura de Fortaleza no ano de 2016 e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Em “A viagem de Felipe”, um menino da cidade, engomadinho, sonhador e fascinado pela internet, vai passar férias na casa da vó Alice, enquanto sua mãe permanece na cidade para trabalhar. Ao chegar lá, Felipe Eduardo, se depara com a falta de internet e descobre que o prefeito da cidade arma estratégias maquiavélicas para comprar o sítio da sua vó. Vivendo altas aventuras, Felipe descobre a mata e seus mistérios como uma fonte inesgotável de possibilidades e diversões.

Serão realizadas oito apresentações em cinco escolas de Fortaleza seguidas de rodas de conversa entre o coletivo e os estudantes. Um livreto será produzido e posteriormente distribuído nas escolas e bibliotecas da rede municipal. Ele conterá textos e imagens com todo o registro do processo, além de jogos e exercícios que poderão ser trabalhados em sala de aula. Em “O Diário de Bordo Os Pequeninos” serão compartilhadas as experiências vividas entre a sala de ensaio e a sala de aula. 

Sobre o coletivo:

Panelinha de Teatro é um grupo de Fortaleza que iniciou suas atividades em 2012. Desde então, tem se encontrado para pesquisar e criar teatro, numa investigação da linguagem teatral que dialoga com performance, dança, palhaçaria e audiovisual. A multiplicidade de linguagens, os aspectos performáticos e diferentes modos de poetizar a cena tem sido, portanto, o foco dos trabalhos, apresentados em diversos espaços e festivais da cidade, além de outros estados.  O coletivo atualmente é formado por Dyego Stefann, Gil Rodrigues, Guilherme Bruno, Gutto Moreira, Victor Abreu e Wládia Torres e tem como colaboradores convidados, do seu novo projeto chamado “Os Pequeninos”, Aldo Marcozzi, Camila Alves, Keven Rocha, Marcio Santos, Péricles Davi e Isac Sobrinho.

SERVIÇO:

Projeto Os Pequeninos

14.02 | 09:30H e 15:30H
EMEIF HERBERT SOUZA
Endereço: R. URUCUTUBA, 1599 - BOM JARDIM

15.02 | 15:30h
ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE FRANCISCO SUDERLAND MATOS
Endereço: AVENIDA BERNARDO MANUEL, 9970 – ITAPERI

16.02 | 09:30H e 15:30H
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BATISTA DE OLIVEIRA
Endereço: R. GOIÁS, S/N - PAN AMERICANO

22.02 | 15:00H
EMEIF JOAQUIM FRANCISCO DE SOUSA FILHO
Endereço: RUA JOAQUIM MARQUES, 2 - PRES. KENNEDY

23.02 | 10H e 16H
EMEIF JOÃO FREDERICO FERREIRA GOMES
Endereço: RUA JOSÉ MENDONCA, S/N - PARQUE GENIBAÚ

Contatos:
Enviar

Deixe seu comentário: