Foto: Divulgação/MEC No domingo, 9 de novembro, milhões de estudantes em todo o país participarão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniram as principais orientações sobre acesso ao local de prova, documentos de identificação válidos, horários, regras e demais procedimentos que envolvem a aplicação do exame para que todos os participantes cheguem preparados e cumpram todas as exigências. Confira abaixo: Portões – Os portões se abrem às 12h e se fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e se encerram às 19h. A aplicação segue o horário de Brasília. Durante cinco horas e meia, os estudantes resolverão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; além da redação. Documentação – Para fazer o Enem, o(a)...
Construída coletivamente, a iniciativa visa estreitar pontes de diálogo entre o Teatro e a Escola
A partir do encontro com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, o coletivo desenvolveu um espetáculo teatral infanto-juvenil que narra as aventuras vividas por Felipe Eduardo ao ir passar as férias na casa da sua vó. A metodologia de montagem e as ações de formação que englobaram oficinas e ensaios abertos foram desenvolvidas junto dos estudantes de escolas do município. O projeto foi contemplado no edital de Protagonismo Juvenil da Prefeitura de Fortaleza no ano de 2016 e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Em “A viagem de Felipe”, um menino da cidade, engomadinho, sonhador e fascinado pela internet, vai passar férias na casa da vó Alice, enquanto sua mãe permanece na cidade para trabalhar. Ao chegar lá, Felipe Eduardo, se depara com a falta de internet e descobre que o prefeito da cidade arma estratégias maquiavélicas para comprar o sítio da sua vó. Vivendo altas aventuras, Felipe descobre a mata e seus mistérios como uma fonte inesgotável de possibilidades e diversões.
Serão realizadas oito apresentações em cinco escolas de Fortaleza seguidas de rodas de conversa entre o coletivo e os estudantes. Um livreto será produzido e posteriormente distribuído nas escolas e bibliotecas da rede municipal. Ele conterá textos e imagens com todo o registro do processo, além de jogos e exercícios que poderão ser trabalhados em sala de aula. Em “O Diário de Bordo Os Pequeninos” serão compartilhadas as experiências vividas entre a sala de ensaio e a sala de aula.
Sobre o coletivo:
Panelinha de Teatro é um grupo de Fortaleza que iniciou suas atividades em 2012. Desde então, tem se encontrado para pesquisar e criar teatro, numa investigação da linguagem teatral que dialoga com performance, dança, palhaçaria e audiovisual. A multiplicidade de linguagens, os aspectos performáticos e diferentes modos de poetizar a cena tem sido, portanto, o foco dos trabalhos, apresentados em diversos espaços e festivais da cidade, além de outros estados. O coletivo atualmente é formado por Dyego Stefann, Gil Rodrigues, Guilherme Bruno, Gutto Moreira, Victor Abreu e Wládia Torres e tem como colaboradores convidados, do seu novo projeto chamado “Os Pequeninos”, Aldo Marcozzi, Camila Alves, Keven Rocha, Marcio Santos, Péricles Davi e Isac Sobrinho.
SERVIÇO:
Projeto Os Pequeninos
14.02 | 09:30H e 15:30H
EMEIF HERBERT SOUZA
Endereço: R. URUCUTUBA, 1599 - BOM JARDIM
15.02 | 15:30h
ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE FRANCISCO SUDERLAND MATOS
Endereço: AVENIDA BERNARDO MANUEL, 9970 – ITAPERI
16.02 | 09:30H e 15:30H
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BATISTA DE OLIVEIRA
Endereço: R. GOIÁS, S/N - PAN AMERICANO
22.02 | 15:00H
EMEIF JOAQUIM FRANCISCO DE SOUSA FILHO
Endereço: RUA JOAQUIM MARQUES, 2 - PRES. KENNEDY
23.02 | 10H e 16H
EMEIF JOÃO FREDERICO FERREIRA GOMES
Endereço: RUA JOSÉ MENDONCA, S/N - PARQUE GENIBAÚ
Contatos: