segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Saiba como manter a saúde em dia antes, durante e depois do Carnaval

Confira dicas de alimentos saudáveis para consumir durante o Carnaval e encarar os dias de folia sem perder o pique

O período que marca a folia de carnaval, datado para o fim deste mês de fevereiro, coincide com a época mais quente do ano. Apesar disso, muitas pessoas não tem o costume de prestar atenção na saúde alimentar antes, durante e depois dos festejos, o que se torna bastante preocupante para a saúde do corpo. Por isso, para aproveitar a festa e evitar desconfortos, os cuidados com a alimentação se tornam fundamentais para qualquer pessoa.

Segundo a nutricionista dos Mercadinhos São Luiz, Renata Luna, hidratar-se nos dias que antecedem, durante os dias da festa e depois das comemorações de Carnaval é uma atitude fundamental. “A hidratação é de grande importância antes, durante e depois das festas. Portanto, beba bastante líquido na forma de água, sucos de frutas, água de côco e chá gelado para repor líquidos e eletrólitos perdido no suor”, enfatiza.

Além da ingestão de água, o consumo de sucos de frutas também contribui para a hidratação, bem como proporciona outros benefícios à saúde. Conforme a especialista dos Mercadinhos São Luiz, sucos são essenciais antes e depois das festas. “Para preparar o seu corpo para curtir o carnaval, aposte nos sucos mistos para que você consuma um maior número de nutrientes. O suco de laranja com cenoura, por exemplo, é uma excelente fonte de betacaroteno, um poderoso antioxidante além de fortalecer o sistema imunológico. Outras opções de suco são o de maracujá com manga e água de côco e o de laranja, cenoura e beterraba. Esse último traz todos os benefícios do betacaroteno e ainda é fonte de betaína, uma substância que auxilia na saúde cardiovascular, além de ser uma excelente fonte de antioxidante”, detalha.

Agora, se você está pensando em acompanhar os blocos de carnaval ou já está com o seu abadá comprado, a nutricionista dos Mercadinhos São Luiz recomenda que antes ou durante o percurso você ingira pelo menos um lanche leve ou uma fruta. "As barras de cereais também são uma boa opção, pois são práticas, gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras", afirma.

Pós Carnaval

Se os cuidados com a saúde são fundamentais antes e durante as festas, o pós-carnaval não fica por baixo. Renata salienta que exagerar é normal, mas eliminar os excessos é muito importante. “Quando passar o Carnaval, o interessante é que você comece a sua alimentação bebendo bastante água, pois o líquido é um excelente aliado no processo de desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, couve, por exemplo, também são ótimas fontes de fibras e ajudam a limpar o organismo”, explica.

Apostar nos chás e nas frutas após as comemorações é outra dica interessante. “Os chás são ricos em antioxidantes e isso ajuda bastante na recuperação do seu corpo. Além disso, é interessante que você dê bastante atenção às frutas, sobretudo aquelas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi, morango. Todas essas lhe ajudarão a repor os líquidos perdidos pelo suor e excesso de bebida alcoólica”, completa.
Enviar

Deixe seu comentário: