sábado, 15 de julho de 2017

Bike Vida. Prefeitura lança projetos que vão garantir maior segurança e saúde na orla de Fortaleza

O prefeito Roberto Claudio lança neste sábado (15/07) dois projetos voltados para ampliar a segurança e agilizar o atendimento de primeiros socorros de banhistas e frequentadores da área litorânea de Fortaleza. O primeiro deles é o Bike Vida, que será lançado a partir das 10h, na avenida Beira-Mar. A iniciativa é inédita no Brasil e visa a otimizar o atendimento de urgência, por meio de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que utilizarão bicicletas equipadas para prestar o primeiro atendimento.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Regional II, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e apoiado pela Unimed Ceará e Barcellos Sports, contará com três técnicos do Samu, com treinamento em suporte básico e primeiros socorros. A escolha do local deve-se ao grande número de pessoas praticando atividades físicas, como corrida, natação, caminhada e ciclismo, muitas vezes sem realizar exames prévios.

Em casos de ocorrências, o socorrista realizará o primeiro atendimento, inclusive utilizando desfibrilador para situações de mal súbito, e acionará a unidade móvel do Samu, quando necessário. O serviço funcionará de 5 às 22 horas e poderá ser solicitado pessoalmente no local ou por meio da central 192.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif“Além da eficiência no atendimento às solicitações de urgência e emergência e no cuidado com a sociedade, o Bike Vida permite maior agilidade e mobilidade, utilizando a rede de ciclofaixas e ciclovias implantadas na cidade pela gestão do Prefeito Roberto Cláudio”, afirma Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.

Viva +
Ainda pela manhã, às 11h, haverá o lançamento do Projeto Viva +, na barraca Marulho, na Praia do Futuro. Esta ação, desenvolvida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Associação dos Empresários da Praia do Futuro, visa a reduzir as ocorrências de acidentes aquáticos.

Ao todo, serão 14 barracas participantes, que receberão um selo da Secretaria Regional II, indicando que aquele estabelecimento possui um multiplicador de normas de segurança, treinado pelo Corpo de Bombeiros, para dar orientações sobre condições favoráveis para o banho de mar, mudanças climáticas e prevenção de acidentes, além de distribuir para as crianças pulseiras de identificação que indicam o local onde se encontra os pais ou responsáveis.

Ainda como parte da programação do lançamento do Projeto Viva +, haverá ação de limpeza na orla da Praia do Futuro e vacinação contra influenza. Além de ações lúdicas com o intuito de conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Serviço:
Lançamento do Projeto Bike Vida
Data: 15.07.17
Horário: 10h
Local: Cruzamento das avenidas Beira Mar e Desembargador Moreira. Meireles.

Lançamento do Projeto Viva +
Data: 15.07.17
Horário: 11h
Local: Barraca Marulho (Av. Zezé Diogo, 3007 - Praia do Futuro)
Enviar

Deixe seu comentário: