sábado, 1 de julho de 2017

Clássicos na Lagoa apresenta Camerata de Violões do IBLF

A Camerata de Violões Cordas Cearenses, grupo de referência do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), se apresenta dia 7 de julho, às 17 horas, no Clássicos na Lagoa. O projeto promove concertos de música erudita gratuitos, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabuçu. No repertório, compositores como Sebastian Bach, Fernando Sor, Villa Lobos, Syuvius Leopold Weiss, dentre outros.   

Criada há dois anos, a Camerata de Violões reúne 12 alunos dos três núcleos de formação do IBLF, aprovados em audição e que se destacam pelo desenvolvimento técnico, musical e artístico. Sob a regência de João Paulo Nobre, o grupo, formado por jovens entre 13 e 19 anos, tem se dedicado ao estudo de um repertório violonístico de todas as épocas, que vai da música erudita à popular.  

A Camerata tem contribuído com a formação de alunos como Antônio Anderson, integrante desde a formação do grupo, que ingressou na Faculdade de Música da UFC e agora participa de um programa de monitoria do IBLF, onde recebe uma bolsa. Para João Paulo Nobre, o desejo é que Antônio Anderson, como outros estudantes da instituição, tornem-se professores e integrem orquestras. João Paulo, que assumiu a regência nesse semestre, é formado em música pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi membro do quarteto de violões da instituição. Esta será a sétima apresentação da Camerata de Violões Cordas Cearenses, em seis meses.

O IBLF é uma instituição que se dedica há cinco anos à formação musical e de karatê de jovens cearenses. De acordo com o coordenador de música da instituição, Michel Costa, 400 alunos estudam música e 200 frequentam aulas de karatê na instituição, que mantém quatro grupos de referência musical: a orquestra Jacques Klein, a camerata, o grupo de teclas e o coral.

O projeto Clássicos na Lagoa é uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas (ICM), em parceria com o IBLF e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, que tem por objetivo disseminar a música erudita no espaço público, contribuindo com a formação de plateia e a promoção da saúde.

Serviço:
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Camerata de Violões Cordas Cearenses
Local: Lagoa do Porangabuçu
Data: 7 de julho – sexta-feira
Horário: 17 horas
Enviar

Deixe seu comentário: