quinta-feira, 27 de julho de 2017

Sobrado Dr. José Lourenço: Nova exposição reúne 20 artistas com obras inspiradas na arte de Leonilson


A exposição "Os Pensamentos do Coração" terá abertura neste sábado, 29/7, às 10, com show da banda dronedeus e performance artística.

O Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe nova exposição "Os Pensamentos do Coração", que reúne 35 obras de 20 artistas da cidade de Fortaleza, inspiradas na arte de Leonilson. Idealizada pela produtora e gestora cultural Nádia Sousa, com curadoria de Sérgio Gurgel, Simone Barreto e Ruth Aragão, e realizada pela Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, a exposição terá abertura neste sábado, 29/7, às 10, com show da banda dronedeus e performance artística. Entrada franca. 

Os artistas Bruno Queiroz, Fernanda Martins, Fernanda Meireles, Gleyson Portela, Laura Karine, Natália Parente, Nilo Lima, Nina Santiago, Raísa Christina, Robézio Marques, Rodrigo Ferrera, Ruth Aragão, Sérgio Gurgel, Silvânia de Deus, Simone Barreto, Tereza Dequinta, Tiago Fontoura, Victor Hugo, Vitória Forte e Yuri Yamamoto produzem um diálogo entre a moda e a obra de Leonilson, utilizando os mesmos materiais e caminhos do artista cearense: bordados, frases com delimitação de sentido, pinturas, riscados sobre papel, números, bússolas, ampulhetas, pedras, botões. 

Para compor a exposição, foram realizados estudos criativos, oficinas e experimentações artísticas, utilizando a técnica do upcycling, interagindo também com diversos elementos ligados à moda e sua relação com a sustentabilidade, propondo para as pessoas participantes do processo possibilidades criativas híbridas e sustentáveis.

A idealizadora da exposição, Nádia Sousa, explica como surgiu a ideia."A exposição nasceu há alguns anos, quando, no mesmo dia, vi duas exposições: uma do Leonilson e outra da Rhodia de moda. Nessa última tinha criações com obras do Aldemir Martins e Antonio Bandeira. Como o Leonilson tem essa ligação com a moda, a partir desse dia fiquei pensando como seria legal fazer uma exposição explorando a relação moda e artes visuais, pensando na obra do Leonilson", comenta. 

Ressaltando o caráter coletivo e colaborativo da exposição, Nádia conta como foi reunir vários artistas para realizarem a exposição. "Os artistas foram divididos em dois momentos. Nove artistas passaram pelo processo de experimentação, que foram laboratórios de criação realizados pela Mercúrio no Porto Iracema das Artes, num período de 120 horas. Eles tiveram como professores a Simone Barreto, o Sérgio Gurgel e a Ruth Aragão. Esses nove artistas participaram desse laboratório onde experimentaram vários processos que tinham relação com a moda, artes visuais e o upcycling. Depois desse momento que eles criaram suas obras para a exposição. Os demais foram convidados por atuarem especialmente com artes visuais, moda e outras linguagens artísticas", destaca.

O Sobrado como espaço da arteA idealizadora e coordenadora da exposição "Os Pensamentos do Coração", Nádia Sousa, também conta porque a escolha o do Sobrado Dr. José Lourenço para realizar a exposição. "A gente queria fazer a exposição ou no Sobrado ou no Museu do Ceará. Primeiro, porque eles habitam o Centro da cidade, que é um espaço de resistência. Para mim isso é muito importante. O Sobrado é um prédio tombado, histórico e muito querido para mim. É um espaço acolhedor, que recebe várias propostas diferentes", ressalta. 

Coletiva e colaborativa"Essa é uma exposição coletiva e colaborativa. Ela está sendo pensada desde o começo com todas essas pessoas, passando pelo 'o que' vai ser criado até o 'como' será exposto. Nada é unilateral. Esse é um conceito que criamos na Mercúrio, no sentido de dar coletividade ao trabalhos e colaboração", explica também a idealizadora da exposição.

Oficinas Como forma de promover a formação artística, a exposição no Sobrado Dr. José Lourenço também traz oficinas ministradas pelos artistas. No dia 3/8, de 13h30 às 16h30, acontece a oficina de "Visagismo e Autoestima", com Gleyson Portela. O "Crochê Contemporâneo" é tema da oficina do dia 5/8, de 9h às 11h30, com Nina Santiago. No dia 9/8, de 13h30 às 16h30, acontece a oficina de "Bordado Livre", com Fernanda Martins e Natália Parente. Já no dia 11/8, às 13h30, é a vez da oficina "Bordado Experimental", com as mesmas artistas. Por fim, no dia 12/8, às 9h, acontece a oficina "Ilustração de Moda", com Gleyson Portela. As inscrições para as oficinas já foram encerradas, tendo todas as vagas preenchidas. 

Serviço:

Exposição "Os Pensamentos do Coração"
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 - Centro, Fortaleza - CE)
Data: 29 de julho a 19 de agosto
Visitação: De segunda à sexta, de 9h às 17h e sábado, de 9h às 12h
Enviar

Deixe seu comentário: