Pular para o conteúdo principal

*Fortaleza Limpa: Jogo do Ferroviário no PV recebe ação ambiental inédita neste domingo (19/05)*

_Atividades incluem coleta de materiais, Campeonato de Reciclagem e abordagem de conscientização junto aos torcedores_ A partida entre Ferroviário e ABC neste domingo (19/05), pela Série C do Campeonato Brasileiro, vai contar com uma ação especial do Fortaleza Limpa diretamente no Estádio Presidente Vargas, em uma iniciativa ambiental inédita na gestão. O objetivo é envolver a população e promover a conscientização socioambiental. A praça esportiva receberá um estande, que estará montado nos arredores do estádio, para coletar materiais recicláveis, promovendo um Campeonato de Reciclagem. Ao final, o melhor resultado será divulgado no placar e nas redes sociais. Agentes ambientais da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) também vão marcar presença, por meio do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas). Eles farão uma abordagem junto aos torcedores para orientar sobre o novo programa Fortaleza Limpa, a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo. Os agentes tam

Opinião Artigo - A questão da segurança pública em Fortaleza: o caso IJF

 



Artigo - A questão da segurança pública em Fortaleza: o caso IJF

O incidente ocorrido no dia 23 de abril no Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza – Ceará, onde um servidor municipal foi morto e decapitado por um ex-funcionário ganhou as páginas dos noticiários e inundou as redes sociais nos últimos dias.

 O incidente já fora esclarecido: crime passional. A vítima supostamente teria um enlace matrimonial com a ex-companheira do acusado. Tratou-se de um incidente bárbaro, premeditado, com requintes de violência e crueldade, trazendo um debate sobre a questão da segurança dos servidores e usuários do “Zé Frota”. Por se tratar de um hospital de referência em traumas e fraturas, não faz diferença no atendimento tanto faz ser pobre, rico ou classe média todo mundo é atendido. Entretanto, o público maior é de pessoas menos favorecidas, sem acesso a renda e proteção social.  

No dia 30 de junho de 2023 sofri um acidente de bicicleta numa ciclovia na Praia de Iracema. Tive uma lesão na cabeça, perdi muito sangue. Um amigo que me acompanhava na ocasião recorreu ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Mesmo lecionado estava consciente e solicitei que fosse atendido no IJF. Em lá chegando passei por todos os procedimentos. Fiz a tomografia computadorizada, depois fui encaminhado à sala de cirurgia e traumatologia. Faltava o parecer do médico neurologista para receber alta.

Enquanto aguardava o profissional fui encaminhado à enfermaria. Perfis diversos ocupavam o referido espaço: crianças, jovens, adultos e idosos. Um fato me foi alertado por um funcionário da limpeza e manutenção: os furtos constantes aos pacientes e acompanhantes. Apesar de encontra-se medicado e sonolento não poderia dormir nem cochilar quanto mais dormir, emendou uma servidora, e agora por dois motivos: à lesão e as tentativas de furto. Enrolei os documentos e aparelho celular em uma toalha e escondi embaixo do travesseiro, ficando uma parte da noite e madrugada de “olho vivo para quem subia e olho aberto para quem descia”, enquanto esperava o neurologista. 

Retomando ao homicídio, podemos constatar que a questão da  insegurança nas dependências do hospital é antiga, sendo constantemente denunciada por servidores e entidades de classe. O incidente serviu para lançar luzes e trazer novamente à tona o debate. O que menos necessitamos neste momento é encontrar os culpados pelo mal feito, como vem fazendo os gestores de plantão, um verdadeiro jogo de empurra-empurra, ninguém assume! É fácil apontar os defeitos e deficiências da segurança pública e da saúde, por exemplo, mas é dificílimo se debruçar em busca de soluções. É hora de melhorar e deixar de tripudiar, de fazer demagogia na dor da população cearense. 

Amaudson Ximenes Veras Mendonça é sociólogo e ciclista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.