terça-feira, 1 de agosto de 2017

BANCO DE OPORTUNIDADES AJUDA A ABRIR PORTAS NO MERCADO DE TRABALHO


De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último mês de maio, as contratações superaram as demissões em 59.856 vagas. Foi o primeiro resultado positivo para abril desde 2014, diante do crescimento no número de desempregados.  O Banco de Oportunidades do Senac/CE tem o foco na ampliação da empregabilidade, sendo mais uma oportunidade ofertada pelo Sistema Fecomércio na geração de empregos.
O Banco de Oportunidades é um serviço gratuito voltado a atender, orientar e encaminhar ao mundo do trabalho alunos que concluíram com êxito os cursos ofertados nos diversos segmentos de atuação do Senac. De janeiro a junho deste ano foram movimentadas 1.460 vagas de emprego, contemplando os municípios de Fortaleza, Maranguape, Sobral, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e suas macrorregiões.
E como ferramenta nessa busca pela recolocação, o Banco de Oportunidades do Senac identifica oportunidades de vagas e orienta os candidatos quanto à forma adequada para concorrer às vagas, possibilitando, assim, mais chances para que eles possam garantir um emprego. Somente em 2017, o Banco já realizou 4.659 atendimentos, encaminhou 3.228 candidatos do Senac Ceará a processos seletivos e elaborou 867 currículos para os egressos em processo de seleção.
Entre as ocupações que mais movimentaram vagas e encaminhamentos nesse período, estão as de auxiliar administrativo; técnico em enfermagem; vendedor; auxiliar de cozinha; assistente administrativo; atendente de telemarketing; operador de caixa; recepcionista; agente de limpeza e conservação; atendente de lanchonete; atendente; cuidador de idoso; operador de supermercado; auxiliar de serviços gerais; cozinheiro; auxiliar de escritório; consultor de vendas; atendimento ao cliente; operador de telemarketing; porteiro e vigia, secretária escolar, estoquista e supervisor/coordenador de equipes.
Alcilane Mota, Coordenadora Estadual do Banco de Oportunidades, destaca algumas ações que tornam os candidatos mais preparados para as vagas como: manter em dia o compromisso com a educação continuada - pois cada vez mais se requer do candidato maior escolaridade e aperfeiçoamento, bem como experiência no mercado; dominar a informática básica e desenvolver habilidade com ferramentas digitais, já que as novas tecnologias permeiam o mundo do trabalho.
Outros cuidados fundamentais são buscar customizar o currículo de forma que atenda aos requisitos da vaga ofertada, portanto, para cada oportunidade um formato diferente; manter os documentos pessoais em dia: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Reservista - para os homens, certificados de escolaridade e qualificação, e, trazer para a vida pessoal os aprendizados do mundo profissional. “Atitudes positivas têm a ver com transformações de conhecimento em comportamento. Não basta saber, é preciso viver, praticar”, ressalta Alcilane. 
Mais informações: (85) 3270.5425/ www.ce.senac.br
* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
Enviar

Deixe seu comentário: