quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Casa de Juvenal Galeno comemora 98 de fundação, com programação especial nesta quarta, 27/9

Na ocasião, também será comemorado também os 181 anos de nascimento do poeta Juvenal Galeno e os 81 anos da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno (AFCJG) 
 
Lugar de referência para a cultura popular, especialmente para a literatura, a Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está completando 98 de fundação. Para comemorar a data e os 181 anos de nascimento do poeta cearense Juvenal Galeno, o equipamento receberá uma programação especial, nesta quarta-feira, 27/9, a partir de 15h30, com inauguração de espaços para atividades na Casa e homenagem.

Junto à data especial, também são comemorados os 181 anos de nascimento do poeta Juvenal Galeno e os 81 anos da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno (AFCJG). "Temos muita coisa a ser comemorada. São três efemérides importantes para nós. Por isso, teremos uma programação especial, como a homenagem à Dra. Matusahila de Sousa Santiago, presidente da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno e a inauguração de dois espaços na Casa de Juvenal Galeno", destaca Antônio Galeno, diretor do equipamento.

Os novos espaços irão abrigar a programação mensal que ocorre na Casa de de Juvenal Galeno. O Espaço Cultural Maria do Carmo Cabral Galeno, em memória da ex-esposa do poeta cearense, abrigará as noites da viola, as luaradas, as feiras e outras manifestações folclóricas. Já a Sala Irmã Imêlda Lima Pontes servirá de assistência a entidades que promovem diversas ações sociais na Casa.  "A reforma de manutenção da Casa de Juvenal Galeno, promovida pela Secult, oportunizou a criação desses dois espaços. O primeiro deles fica no quintal, que agora ganhou um palco para receber grupos e artistas", explica Antônio Galeno.

Programação especial
A programação de comemoração dos 98 anos de fundação da Casa de Juvenal Galeno começa às 15h30, com a inauguração do Espaço Cultural Maria do Carmo Cabral Galeno e da Sala Irmã Imêlda Lima Pontes. No mesmo horário, acontece também o descerramento da Placa da Dra. Matusahila de Sousa Santiago (presidente da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno) e aposição de seu retrato na galeria Oficial da Casa de Juvenal Galeno.

Às 17h acontece a solenidade no Auditório (Salão Nobre), com a palavra do diretor da Casa de Juvenal Galeno, Antônio Santiago Galeno, apresentação artística dos cantores líricos Alvarus Moreno e Auzineide Cândido, além de entrega  de diplomas de parceiros culturais às 22 entidades, que realizam periodicamente as atividades que compõem a programação da Casa. As atividades continuam até 20h, com outras apresentações artísticas. 
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.