sábado, 23 de setembro de 2017

O que vem por aí - ExpoRH 2017 destaca a Diversidade no recrutamento de pessoas

O tema diversidade nas organizações tem aparecido ainda de forma tímida, nas organizações privadas e públicas no Ceará. Existe ainda muita dúvida, confusão sobre formatos e modelos de gestão da diversidade como política e, até mesmo, sobre o conceito de diversidade nas empresas.

O Ceará RH 2017 que acontece no Congresso de Gestão de Pessoas & ExpoRH da ABRH-CE, nos dias 27 e 28 de setembro, no Teatro e Piso L3 do Shopping RioMar Fortaleza, das 12h às 20h, vai abordar o tema e orientar os profissionais de Recursos Humanos sobre como se portar em seleções e gestão que envolva a diversidade e a percepção das diferenças entre as pessoas; como raça, etnia, gênero, idade, habilidades físicas e mentais, orientação sexual, religião, peso e aparência.

Para Maiso Dias, diretor da Dialogus Consultoria e palestrante na Ceará RH 2017, fala das experiências de empresas cearenses com instalação de gestão de pessoas e habilidades em recrutamento de profissionais nestas empresas.  Segundo ele, “a diversidade nas organizações significa a criação de um ambiente de trabalho que sirva para todos os empregados, que favoreça o clima e a convivência entre todos. Por isso, não há como se trabalhar a gestão da diversidade se ela não for um valor da organização”, disse.

É preciso, antes de tudo, que as empresas criem práticas de desenvolvimento que despertem os talentos e habilidades de todos, conscientizando-se de que a reunião de diferentes tipos de competências e perspectivas pode ser uma maneira valiosa de melhorar o desempenho das equipes.

Uma pesquisa elaborada pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades apresentou dados relevantes sobre a questão da equidade racial nas empresas. O levantamento ouviu 100 profissionais das áreas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Recursos Humanos de diferentes setores econômicos. E os resultados mostram que, embora o tema ainda se constitua em um desafio nas organizações, a situação tende a mudar.

De acordo com as pessoas ouvidas, 79% das empresas já desenvolvem ações no campo da diversidade, principalmente com foco em pessoas com deficiência (PcDs), que somam 34%, e na questão do gênero, com 28%. Já os percentuais voltados às iniciativas de raça e cor e LGBTI foram bem inferiores: 17% e 18%, respectivamente.

Dentre as empresas com ações para a equidade racial, o principal foco foi a ampliação da presença de negros e negras no quadro de pessoal (44%) e nos níveis de liderança (38%). O desenvolvimento de produtos e serviços voltados à população negra correspondeu a 18% das iniciativas.

“É preciso repensar. Será que o método de recrutamento e seleção que você utiliza hoje é realmente aquele que lhe trará melhores resultados? O mercado vive um período de grande desenvolvimento em todos os segmentos e, de fato, precisa-se somar para que sua empresa continue competitiva. A diversidade é uma arma de poderoso calibre, capaz de abrir portas e garantir conquistas a fim de adquirir espaço nesse universo global”, completa o palestrante Maiso Dias.


Serviço
ABRH- Ceará RH 2017
Data: 27 e 28 de Setembro
Hora: 12h às 20h
Local: Teatro e Piso L3 do Shopping RioMar Fortaleza
Mais informações e Inscrições: www.abrhce.com.br/ceararh2017
Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu

Enviar

Deixe seu comentário: