Pular para o conteúdo principal

*Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas nesta sexta-feira (26)*

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc), realiza, na manhã desta sexta-feira (26), uma incineração de mais de uma tonelada de drogas apreendidas em ações policiais de 2021 até 2023. A queima do material será em uma cerâmica, situada na Região Metropolitana de Fortaleza. Essa é a primeira incineração de materiais ilícitos coordenada pela Denarc, este ano. No total, mais de uma tonelada de maconha, 15 quilos de crack, 510 quilos de cocaína, 527,00 quilos de pó branco, 26 frascos de fentanila e uma muda de maconha foram queimados. Os entorpecentes, que foram incinerados após autorização judicial, fazem parte de 246 inquéritos policiais instaurados entre os anos de 2021 e 2023. O material ilícito foi apreendido a partir de ações ocorridas em Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Iracema, Jucás, Maracanaú, Pacatuba, Pacajus, Tianguá e Umirim. Em 2023, a Denarc incinerou mais de 2,7 toneladas de drogas apreendidas em todo o Estado.

Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento cultural da Secult no Interior, será inaugurada, em Quixadá, neste sábado, 9/12

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, situada em Quixadá, é o segundo equipamento Cultural do Estado inaugurado no interior. Sob a gerência do Instituto Dragão do Mar, através de contrato de Gestão firmado com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), o Sertão Central será a nova região beneficiada com a entrega do equipamento cultural do Governo do Estado. A solenidade de abertura conta com apresentações do reisado de caretas Boi Coração e do violeiro Guilherme Calixto, acontece neste sábado, a partir das 18h30, na Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 - Centro, Quixadá). Antes, às 16h, acontece uma roda de conversa sobre as políticas culturais da Secult, com o secretário Fabiano dos Santos Piúba. 

Construída coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores, instituições da região do Sertão Central, a Casa de Saberes Cego Aderaldo possibilitará fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais dos diversos territórios culturais, permitindo a experimentação do público no processo de produção do conhecimento em arte, cultura e tradição, através das múltiplas linguagens, e promoverá a investigação de temáticas presentes na região.

O novo equipamento da Secult abrigará salas expositivas, espaços administrativos e formativos; biblioteca; auditório, espaços de convivência, multiuso e espaço gastronômico. Com programação cultural mensal e exposições fixas, a Casa sediará formações, festivais, oficinas, seminários, sendo também um espaço para o fortalecimento e difusão das cultura popular, que atua em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a FECLESC - UECE, a Fundação de Quixadá - Prefeitura Municipal de Quixadá e a Prefeitura de Senador Pompeu.

Programação de abertura 
No dia da inauguração da Casa de Saberes Cego Aderaldo, 9/12, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará promove, às 16h, uma roda de conversa com agentes culturais locais para apresentar as políticas culturais que vem sendo desenvolvidas no Estado. A atividade tem como objetivo manter o diálogo e a aproximação com os municípios do interior do Estado.

Logo após, às 18h30, acontece a solenidade de abertura, com momento de apresentações culturais e homenagens. O reisado de caretas Boi Coração e o violeiro Guilherme Calixto participam do momento comemorativo. Na ocasião, a Casa de Saberes Cego Aderaldo irá homenagear a dona Nair Aderaldo, nora do Cego Aderaldo, o historiador João Eudes Cavalcante, e o violeiro Guilherme Calixto, pela preservação da memória sobre Cego Aderaldo.

Programação de dezembro da Casa de Saberes
Desde o mês de novembro, a Casa de Saberes Cego Aderaldo promove uma programação voltada para as linguagens artísticas e os saberes tradicionais da cultura popular. "Toda a programação da Casa de Saberes é pensada com base nos saberes tradicionais e nas linguagens artísticas. A cada ação planejada, nós relacionamos com essas duas diretrizes. Dentro dessa proposta, a gente vai formulando a programação, de acordo com a demanda, ouvindo também os artistas locais. Ano passado nos fizemos um grande encontro em Quixadá, em que recebemos algumas demandas e foi assim que construímos a programação", relata a coordenadora da Casa de Saberes, Paula Geórgia.

"O mês de novembro teve uma programação mais voltada a questões institucionais. Tivemos ações sobre o Mapa Cultural do Ceará e sobre a formulação de projetos culturais. Além disso, já tivemos ações que englobam os saberes tradicionais nas linguagens artísticas, levando um curso de teatro e de bordado tradicional para o equipamento", comenta a coordenadora.

Já no mês de dezembro a Casa de Saberes traz uma programação voltada aos saberes tradicionais que eram relacionados ao Cego Aderaldo e aos mestres da cultura. "Logo no início do mês Tivemos uma formação na área de patrimônio, ligada a uma questão mais técnica sobre tombamento. No dia 11/12, teremos uma formação sobre gestão do patrimônio, para gestores e agentes culturais. Teremos ações também relacionadas ao cordel e ao repente, com dois cursos de formação. Haverá um pequeno encontro de violeiros, que acontecerá em três dias voltados para essa programação musical. No último dia desse encontro, 22/12, teremos a exibição do documentário e lançamento do livro de Rosemberg Cariry sobre Cego Aderaldo, seguido de bate-papo com o autor. A publicação é uma edição da Casa de Saberes. Além disso, haverá uma aula espetáculo sobre repente com o Geraldo Amâncio e a exposição sobre a vida e obra do Cego Aderaldo, com fotos e algumas poesias", destaca Paula Geórgia.

Os mestres da cultura também participam da programação que acontece de 14 a 16/12. Haverá uma oficina de xilogravura com o mestre Stênio Diniz, curso de dança tradicional com a presença do mestre Aldenir do reisado do Crato e integrantes do grupo do Coco do Iguape e mediação de Orlângelo Leal.

:: SERVIÇO
Inauguração da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Sábado, 9/12, a partir de 16h
Local: R. Pascoal Crispino, 167 - Centro, Quixadá

Programação 
16h - Roda de conversa com apresentação de políticas culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)

18h30 - Sessão solene de abertura e apresentações culturais do reisado de caretas Boi Coração e do violeiro Guilherme Calixto

Programação de Dezembro da Casa de Saberes Cego Aderaldo
04, 05 e 06 de Dezembro

Oficina - Ferramentas de documentação para o Patrimônio Edificado.

Prof. João Lucas

30h/aula

Público Alvo: até 20 alunos -  com interesse em Patrimônio Cultural

07 e 08 de Dezembro
Saberes Tradicionais - Cordel Contemporâneo

Prof. Klévisson Viana

20h/aula

Público Alvo: até 20 alunos -  interessados na arte do cordel

11 de Dezembro
Oficina / Diálogo com os gestores dos municípios - Patrimônio Cultural - Reconhecimento e Gestão

Prof. João Lucas

10h/aula

Público Alvo: até 20 alunos - gestores e agentes culturais com interesse em Patrimônio Cultural

12, 13 e 14 de Dezembro
SEMANA DOS MESTRES DA CULTURA NO SERTÃO CENTRAL

Saberes Tradicionais - Xilogravura

Prof. Stênio Diniz

20h/aula

Público Alvo: até 15 alunos -  interessados na arte da Xilogravura

Saberes Tradicionais - Danças da Cultura Popular do Ceará (Corpo e Música)

Mestre Aldenir - Reizado do Mestre Aldenir (Crato-CE)

Mestre Piauí - Boi Estrela (Quixeramobim-CE)

Mediação: Orlângelo Leal

14 de Dezembro
Finalização da atividade Danças Populares do Ceará - resultado da Oficina

Dança de São Gonçalo - Danças tradicionais populares do Ceará

Comunidade Sítio Veiga e Mestre Joaquim

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Hora: 18h


Aula Espetáculo sobre Reisado e Caretas com Oswald Barroso

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Hora: 19h

14 a 20 de Dezembro
Vivência Artística em Patrimônio - Campo de Concentração Vila dos Ingleses - Açude Patu

“Toda casa tem um pouco de Museu.”

Ação artística com o Alexandre Sequeira - PA

Local: Senador Pompeu - CE

20 a 22 de Dezembro
Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central

22 de Dezembro
Ações de encerramento das atividades de 2017

15h - Exibição do Documentário “Cego Aderaldo - o Cantador e o Mito”, com bate papo com o autor.

18h - Lançamento do Livro “Cego Aderaldo -  O Homem, o Poeta e o Mito”, de Rosemberg Cariri.

Encerramento da Exposição sobre Vida e Obra do Cego Aderaldo

20h - Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.