Pular para o conteúdo principal

Petrobras doa mais de R$ 5 milhões para municípios do RS A empresa também está fornecendo diesel e gasolina

  Petrobras vai doar R$ 5,6 milhões para apoio à população de Canoas e Esteio, atingida pela pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O valor será destinado ao Movimento União BR, por meio do Instituto da Criança, uma organização sem fins lucrativos, para aquisição de itens de primeira necessidade, tais como cestas básicas e eletrodomésticos para atendimento às vítimas.  Petrobras está também fornecendo diesel e gasolina para o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Foto:  Petrobras/Divulgação Os dois municípios estão localizados na região metropolitana de Porto Alegre, sendo Canoas, a sede da Refinaria Alberto Pasqualini e da Unidade Termelétrica Canoas, e Esteio, localizado na área de abrangência das operações da refinaria. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates disse que “essa é a maior catástrofe natural do estado Rio Grande Sul, sem precedentes históricos em abrangência e número de pessoas afetadas e a Petrobras se solidariza com as vítimas cumprindo seu papel de empresa socialmente

Observatório de Juazeiro do Norte envia fotos da lua para projeto astronômico mundial

NOTÍCIAS
"Por Sílvio Mauro
Da Agência Funcap

A Estação Astronômica PieGise, de Juazeiro do Norte, representou o Brasil no projeto “The moon for all mankind” (A lua para toda a humanidade)”, que criou um mosaico da lua com imagens enviadas por 40 países. Lançada pelo comitê de Astronomia da ilha de Malta, localizada no Mar Mediterrâneo (ao sul da Itália), a campanha mobilizou, ao todo, 40 países para produzir um mosaico de 1,25 da lua cheia a partir de fotos feitas nos dias dias 9 de maio e 7 de junho.


Segundo o astrônomo Valmir Morais, proprietário da estação, muitos observatórios tentaram obter as imagens mas alguns, por causa das condições meteorológicas, não conseguiram bons resultados. Ele explica que no caso de Juazeiro do Norte, por causa da estação chuvosa, foi preciso tirar fotos alguns dias antes e depois das datas fixadas pelo comitê, para formar a imagem enviada para o projeto.

O trabalho, vale destacar, não foi simples. “Foram obtidas duas mil imagens. Depois, através de softwares, chegamos a 1.616”, lembra Valmir. Foi feita nova composição, com a ajuda do computador, e o resultado foram 79 fotos aproveitadas. Dessas, foi formada a parte brasileira do mosaico, mais uma vez através de programas de tratamento de imagens.

O projeto “The moon for all mankind” faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia (celebrado em 2009) e foi lançado pelo comitê de Malta para lembrar o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua e os 400 anos da primeira utilização da luneta por Galileu Gallilei. Ao Brasil, de acordo com Valmir, foi atribuída a tarefa de fotografar a seção lunar 40, uma área situada nas proximidades da cratera Tycho que tem 86 km diâmetro e uma profundidade que chega a 4.800 metros.

Uma das informações interessantes sobre o projeto é que nem todos os países mandaram fotos recentes. A Itália, por exemplo, enviou imagens feitas há 400 anos pelo próprio Galileu Galilei. Outro dado curioso é que a fonte usada pelos organizadores é a mesma da placa fixada na lua pelos astronautas da Apollo 11, em 1969, que trazia uma mensagem de paz (“here men from the planet earth first set foot upon the moon. We came in peace for all mankind” – aqui, homens do planeta terra pisaram pela primeira vez na lua. Viemos em paz em nome de toda a humanidade). Mais informações estão disponíveis no endereço iya2009malta.page.tl/The-moon-for-all-mankind.htm. O conteúdo é em inglês.


Iniciativa para divulgar a ciência
Segundo Valmir Morais, existem cinco pontos de observação astronômica no Ceará. Além do principal, em Fortaleza, há observatórios em Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte – esta última, sede da estação PieGise. O local, mantido sem apoio de instituições públicas, é aberto ao público e se destina a divulgar a Astronomia entre a população.

Em maio último, a estação se filiou à organização Astronomers Without Borders (Astrônomos Sem Fronteira), uma Organização Não Governamental (ONG) com 166 filiados em todo o mundo, sendo 12 do Brasil, que se dedica a promover o compartilhamento de recursos e informações relacionadas à Astronomia. Além do projeto “The moon for all mankind”, a estação também integra outros projetos mundiais. Mais informações podem ser obtidas no endereço astro-piegise.blogspot.com.

Valmir destaca que, apesar de mantida com recursos privados, a Estação Piegise não cobra nada pelo uso dos equipamentos e está aberta a qualquer pessoa interessada em Astronomia. Visitas podem ser agendadas através do telefone (88) 3511-2738. O endereço é rua São Luís, 492, bairro São Miguel, Juazeiro do Norte."

Fonte:Site da Funcap

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.