Pular para o conteúdo principal

*(Cultura sem Fronteiras): Juninho Batista leva conhecimento às Comunidades Periféricas de Fortaleza com uma série de palestras neste mês de maio*

Levar informação para as periferias de Fortaleza é mais do que uma missão; é um compromisso com a democratização do conhecimento e o enriquecimento cultural das comunidades menos contempladas. É nesse espírito que Juninho Batista, um renomado produtor cultural agraciado no edital da Lei Paulo Gustavo, se lança nesse projeto, não apenas como um reconhecimento de sua trajetória, mas como um impulso para quebrar barreiras e levar luz onde muitas vezes ela é escassa. Com mais de três décadas dedicadas à arte, Juninho idealizou uma iniciativa que visa desbravar os espaços periféricos da cidade, levando uma série de palestras transformadoras em ONGs culturais, sem qualquer custo para os participantes. As datas e locais estão marcados: nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio, em quatro diferentes localidades, cada uma com sua própria história e desafios. A Associação Mulheres Empreendedoras no bairro Sapiranga, o Instituto Katiana Pena no Bom Jardim, o Teatro Chico Anysio no centro e a ONG Sementes

Tasso Jereissati faz balanço de mandato e mantém críticas ao Governo

"O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) realizou seu discurso de despedida do Senado Federal, na tarde desta quarta-feira (8). O representante do povo cearense fez um resgate da sua história e prestou conta do mandato de oito anos na Casa. “Em 19 de março de 2003, subi pela primeira vez a esta Tribuna, como Senador da República. Reporto-me àquele momento porque desejo, além de trazer minha despedida, prestar contas dos compromissos que assumi naquele dia, perante os demais senadores, perante o Brasil e, especialmente, diante de todos os cearenses, de defender os interesses do nosso Estado e de sua gente.”, afirmou Tasso.

No início do pronunciamento, o senador realizou um agradecimento especial ao senador eleito Aécio Neves, do PSBD de Minas Gerais. Tasso deveria ter realizado o discurso de despedida na semana passada, mas devido pedidos de vários senadores queriam participar o momento, principalmente Aécio, o pronunciamento foi adiado para hoje.

Tasso relatou a “briga” que comprou para conseguir derrubar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e alertou que “Qualquer tentativa de recriação da CPMF hoje, nada mais seria do que um evidente estelionato eleitoral, vindo de uma candidata eleita que se comprometeu com o Brasil em diminuir a carga tributária.”

Os escândalos envolvendo membros do Governo também foram destaque na fala de Tasso Jereissati. “O tesoureiro do PT [Delúbio Soares], sem nenhum cargo ou função dentro do Governo Federal, transitava sem o menor constrangimento, até mesmo neste plenário, em colóquios e cafezinhos com representantes de mega-empreiteiras e senadores da base aliada. Do que estariam tratando, qual o seu interesse comum? Denunciei essa perniciosa relação, cobrando providências do Governo. Mas, para minha enorme decepção, o que sobreveio foi um processo por injúria contra mim no Supremo Tribunal Federal, movido pelo Partido dos Trabalhadores e por Delúbio, posteriormente arquivado por aquela Corte.”

Tasso também relatou que foi ele e o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que trouxeram à tona o publicitário Marcos Valério, acusado de participar de um dos maiores escândalos na política brasileira, o Mensalão.

Segundo o senador, os problemas na política fazem parte de um “largo rosário de desvios de conduta dentro do Governo. Ele chamou a atenção o fato de que nada menos que dois ministros da Casa Civil, José Dirceu e Erenice Guerra, caíram por envolvimento em escândalos.

“Fica claro que ali, no coração do governo, era onde a serpente punha seus ovos. Bingos, Celso Daniel, Vampiros, Toninho do PT, Correios, Sanguessugas, Dólares na Cueca, Francenildo, Aloprados, ONG´s, Bancoop, Getech, Gautama para citar apenas alguns, são verbetes da enciclopédia de escândalos que envolveram o Governo, o Partido dos Trabalhadores e seus aliados.”, destacou.

O presidente Lula também foi alvo de críticas, pois, segundo o representante cearense, ele acabou se tornando uma “decepção” para todos. “Lula foi uma decepção, em vários sentidos. Lula nos decepcionou como político, como liderança comprometida com a ética e a honestidade, como símbolo da mudança nas relações do governo com a sociedade, do Executivo com os demais poderes e acima de tudo, como esperança de algo realmente novo na vida nacional. A sua conivência com a desonestidade e sua fraqueza diante dos malfeitos de seus companheiros e aliados, não estão de forma alguma à altura das expectativas que o povo brasileiro tinha nele”, afirmou Tasso.

Mas o senador também elogiou alguns ministros que passaram pelo Governo Federal. “O caso do Ministro Mantega e do Ministro Meirelles, que tão bem souberam administrar a crise econômica. O ex-Ministro Patrus Ananias, que teve a sabedoria de dar continuidade e ampliar os programas de transferência de renda do Governo Fernando Henrique. A ex-Ministra Marina Silva que resistiu o quanto pôde às tentativas do governo de violação das políticas de meio ambiente e de preservação da Amazônia. Não posso deixar de mencionar, também, a seriedade com que o ex-ministro Palloci conduziu a política econômica do país.”, comentou.

Tasso fez ainda um balanço de alguns projetos que apresentou, como a “correção mais justa do FGTS; combate ao trabalho escravo; tipificação como crime da venda de bebidas alcoólicas para menores; aumento das penas nos crimes relacionados ao tráfico de drogas em escolas e universidades; proibição de venda de bebidas alcoólicas nas estradas; distribuição regional do gasto federal; obrigatoriedade de a Caixa Econômica Federal priorizar a aplicação de recursos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste; criação das ZPE´s; extensão dos benefícios do Fundo de Garantia-Safra aos pequenos proprietários e arrendatários de terras; criação de um Fundo de Formação de Poupança e Desenvolvimento da Educação Básica, com recursos da exploração de petróleo e gás, entre outras.” O senador Jereissati lembrou ainda da sua luta no combate a violência.

Já no final do discurso, Tasso fez um alerta. “Não tenham ilusão quanto ao atual projeto de poder. Está em jogo a democracia brasileira! Durante esse governo a liberdade de expressão esteve permanentemente em risco. Presenciamos recorrentes tentativas de calar a imprensa, das quais menciono algumas: a ideia da expulsão de um correspondente estrangeiro; a esdrúxula iniciativa de criação de um Conselho Federal de Jornalismo; e a disfarçada iniciativa de controle de conteúdo da mídia, sob o manto da defesa dos direitos humanos.”

O pronunciamento foi finalizado com um agradecimento especial ao povo cearense:

“Finalmente meu agradecimento a todos os cearenses, que me deram a suprema honra de servi-los e representá-los. Levarei comigo, para sempre, a lembrança de cada mensagem de apoio, de cada aperto de mão verdadeiro, de cada abraço sincero, de cada olhar de esperança. Considero o meu maior patrimônio a credibilidade e o respeito que angariei, ao longo de toda minha vida pública, junto aos cearenses. Uma gente que não nos pede nada além de que permaneçamos dignos, lutando ao seu lado e defendendo o Ceará. Com eles me reencontrei, mais de perto, nestas últimas eleições. E como prometi, com eles estarei, para sempre.

A todos o meu muito obrigado.”

Após o discurso do senador Tasso Jereissati, outros membros do Senado Federal se inscreveram para relatar a importância que Tasso teve na Tribuna. A coragem, ética e a dignidade do senador cearense esteve presente nos pronunciamentos de todos."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.