Pular para o conteúdo principal

MP do Ceará denuncia empresários envolvidos em suposto esquema criminoso por desvio de recursos públicos

  MP do Ceará denuncia empresários envolvidos em suposto esquema criminoso por desvio de recursos públicos 8 de maio de 2024 O Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), denunciou seis empresários envolvidos em um suposto esquema criminoso de fraude em licitação e desvio de recursos públicos da Secretaria de Esporte do Estado (Sesporte). Conforme o Gaeco, os denunciados teriam forjado diversos procedimentos licitatórios em 2011 e em 2012 em troca de parte da quantia repassada pela Sesporte a associações civis sem fins lucrativos encarregadas de fomentar atividades esportivas. Na denúncia, recebida pela 14ª Vara Criminal de Fortaleza, em 25 de abril deste ano, o MP do Ceará pediu a condenação dos empresários pelo crime de peculato (praticado por funcionário público contra a administração pública). O caso começou a ser investigado pela Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), mas, ao

Especial O POVO e os caminhos da reportagem nas bancas a partir de hoje


A história dos 85 anos do O POVO é contada pelo viés das grandes reportagens na edição histórica que O POVO vai disponibilizar para venda a partir desta segunda-feira, 1º de abril.
Os leitores vão conferir em quatro capítulos do especial Por que reportar.  85 anos O POVO e os caminhos da reportagem a história das primeiras reportagens premiadas do O POVO, artigos, entrevistas e depoimentos de quem fez e faz O POVO.
O editorial anuncia a proposta: “...o leitor será guiado a embrenhar-se nos caminhos das reportagens compartilhadas ao longos destes 85 anos de jornal. O roteiro das reportagens premiadas é o recorte para boa parte dos quatro capítulos que esquadrinham a história do O POVO contada (no material)”. Seca, Documento BR, Autoestima cearense, Santificados, Expedição Cocó e Escândalo dos Banheiros são alguns dos casos destacados.
Reportagens premiadas é o título do primeiro capítulo, que inicia ao lembrar o primeiro prêmio conquistado pelo O POVO, em 1954, quando o repórter Pádua Campos venceu o primeiro  concurso de reportagens da Prefeitura de Fortaleza. Sua matéria descreveu dias em que esteve como voluntário militar, por quase um ano – em uma missão do Exército, em Fernando de Noronha.
Destaque nacional – A série Seca, Irrigação, Açudagem e Piscicultura no Nordeste, composta por oito matérias, rendeu o primeiro Prêmio Esso do O POVO, em 1959, na categoria Regional I. A série do jornalista J.C.Araripe foi publicada de setembro a novembro de 1958. A propósito, O POVO conta com 12 Prêmios Esso de Jornalismo, o mais importante reconhecimento profissional conferido à imprensa brasileira.
O capítulo seguinte - Jornalismo Etnográfico – o cearense e o Nordeste - destaca o protagonismo cearense costurado pelo reportar atento ao sertão, às secas e enxurradas e romarias. Uma arqueologia da informação que refaz caminhos antes, durante e depois da ocupação portuguesa.
O fotojornalismo – a terceira parte do especial é focada no Jornalismo e Imagem. E lembra que sete dias após sua primeira edição, uma fotografia publicada no O POVO marcaria a estreia do jornal no fotojornalismo.
O quarto e último capítulo é Jornalismo de profundidade, que lista alguns casos emblemáticos no jornalismo cearense e repercussão nacional e internacional. Por exemplo, o furto milionário ao Banco Central. Na época, em 2005, O POVO criou uma editoria específica para cuidar do caso, que rende matéria até hoje.
O especial é recheado de memórias de profissionais que cobriram e fizeram parte da história doO POVO. Além dos depoimentos há artigos de convidados, entre eles o do designer e consultor em jornalismo visual Mario García, que presta consultoria gráfica a jornais de todo o mundo e participou das recentes atualizações gráfico-editoriais do O POVO: “O POVO pode servir como livro de consulta sobre jornalismo visual, com lições diárias. Cada vez que tenho a oportunidade de ver um exemplar, sinto grande orgulho e fico com um sorriso no rosto. Em todas as minhas palestras em universidades e congressos, nunca faltam as páginas do O POVO, e as reações do auditório sempre são ‘uooou, uooou’, bastante animadas. Além de ter o DNA brasileiro, que lhe dá esse espírito vibrante, a energia contagiosa e o gosto para as cores, os editores e designer do O POVO entendem bem o papel do jornalismo visual e o exercem com maestria diariamente”, declara García.
Para encerrar, o leitor pode conferir a Linha do Tempo dos Prêmios do O POVOde 1954 a 2012.
Expediente - Andreh Jonathas, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Felipe Araújo, Juliana Matos Brito, Mariana Lazari e Nathália Bernardo compõem o time de repórteres do especial. O projeto gráfico leva a assinatura de Amauricio Cortez e Gil Dicelli; a edição de imagens é de Iana Soares; a diagramação de Antônia Maria Coutinho e Renata Viana. Já as ilustrações são de Carlus Campos e Pedro Turano. Roberto Araújo é responsável pela pesquisa no Banco de Dados do O POVO e Robson Pires pelo tratamento de imagens.
Editado pelos jornalistas Cláudio Ribeiro e Demitri Túlio, o material estará à venda por R$29,90, em bancas e livrarias de Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.