Pular para o conteúdo principal

Greves de trabalhadores aumentaram 6% no país em 2023 Estudo do Diesse diz que reajuste salarial foi a principal reivindição

  Em 2023, os trabalhadores brasileiros deflagraram pelo menos 1.132 greves. O número é 6,08% maior do que o registrado em 2022. Os dados fazem parte do estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O levantamento traz alguns destaques: Maioria das greves acontece na esfera pública do trabalho; Reajuste salarial é a principal reivindicação; Na maioria das greves, há algum êxito nas reivindicações e Privatizações não impediram mobilizações dos trabalhadores. As informações foram coletadas no Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG-Dieese), que se baseia em notícias veiculadas nos jornais impressos e eletrônicos da grande mídia e da imprensa sindical. Dados gerais As 1.132 greves de 2023 corresponderam a um total de 42 mil horas paradas. Na esfera pública, que engloba o funcionalismo público e as empresas estatais, foram 628 greves (55,5%) e 29.352 horas paradas. Na esfera privada, 488 greves (43,1%) e 12.202 horas paradas. Quando se

CORREIOS E MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTAM: “MAILLET: QUANDO A GRAVURA INTERPRETA O TEATRO”

Artista suíço Daniel Maillet une as artes cênicas e as artes visuais numa exposição em Fortaleza

No mês dedicado ao Teatro (27 de março é o Dia Mundial do Teatro), o Espaço Cultural Correios Fortaleza recebe a exposição “Maillet: Quando a Gravura Interpreta o Teatro”, do artista suíço Daniel Maillet, com curadoria da artista visual pernambucana Maíra Ortins. A exposição será aberta no dia 11 de março, às 17h. No dia 12, às 09h, no mesmo local, o artista recebe o público para a palestra Teatro em Xilogravura". A mostra conta com o patrocínio dos Correios e do Governo Federal.

A exposição é composta por uma série de xilogravuras realizadas no ano de 1980 por Daniel Maillet. As gravuras foram baseadas nas obras de duas peças de teatro popular bávaro: “O órgão Pentecostal” e “Os Limpadores dos Apóstolos” escritas na juventude do escritor, diretor e dramaturgo alemão Alois John Lippl (1903-1957), avô de Daniel.

A série de xilogravuras em estilo expressionista abordam cenas e imagens inspiradas nas obras acima citadas publicadas pelo Editor Grawol como escritos teatrais em 1981. Maillet realizou um álbum ilustrado e edição de arte de tiragem limitada.  Todavia, a exposição, por possuir uma direção curatorial voltada para a obra expressionista de Maillet, conta também com xilogravuras de outras séries realizadas no mesmo período pelo artista. A obra de Maillet é vasta e inclui desde xilogravuras, calcogravuras, como também pinturas, desenhos e esculturas, tanto em terracota de alta temperatura, como em bronze.

Sobre Daniel Maillet
A atração por pintar a vida e seus meandros, estudar e retratar o corpo humano são os pontos de partida do trabalho de Daniel Maillet (Zurique, 1956). Daniel estudou Design Gráfico com Bruno Monguzzi no Centro Escolar de Artes Aplicadas em Lugano (CSIA Lugano); em 1977 iniciou seu treinamento como entalhador no estúdio de seu pai Leo e durante esse período também viajou para Londres, Frankfurt, Praga, Niš e Munique para trabalhar. Graduou-se na Academia Brera sob a tutela de Beppe Devalle e Zeno Birolli. A fase italiana do trabalho do artista inclui um breve período de trabalho com Roberto Sambonet e, posteriormente, com Clino Castelli. A morte de seu pai o trouxe de volta à Ticino, onde viveu até 2002. Mudou-se para o Brasil e dedicou-se à pintura a óleo rica em cores e atmosferas equatoriais. Além disso, modelou figuras em argila em tamanho natural. 

Atualmente dedica-se à pesquisa das melhores formas de sinterizar a argila, para trabalhar com altas temperaturas, ideal para esculturas em tamanhos grandes. Daniel ensina desenho especificamente para observação e modelagem de esculturas em terra cotta de grandes formatos. Iniciou sua trajetória no ensino na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Sul da Suíça (SUPSI), em Lugano, e continua ensinando em seu estúdio, assim como em Escolas de Arte e Centros Culturais em diferentes cidades brasileiras. Atualmente trabalha no Brasil e expõe regularmente na Europa.

Para conhecer mais a respeito do artista e suas obras pode-se acessar o site http://www.mailletarte.com/

Serviço
“Maillet: Quando a Gravura Interpreta o Teatro”
Abertura: 11 de março, às 17h.
Palestra “Teatro em Xilogravura",  com Daniel Maillet: 12 de março, às 09h.
Local: Espaço Cultural dos Correios Fortaleza
Rua Senador Alencar, nº 38 – Centro
Visitação: de 12 de março a 09 de maio (segunda a sábado)
Horários:  08h às 17h (segunda a sexta-feira)
               08h às 12h (sábado)
Informações: (85) 3255.7142
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.