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Aluna de medicina perde vaga na universidade por burlar Lei de Cotas Estudante também terá de pagar indenização por fraude ao sistema

  Justiça Federal do Rio condenou uma aluna do curso de medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) à perda da vaga e ao pagamento de indenização por fraude ao sistema de cotas. A estudante terá que devolver aos cofres públicos o valor de R$ 8,8 mil por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais individuais causados a Unirio. Terá ainda de pagar R$ 10 mil por danos morais coletivos destinados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro. De acordo com o MPF, em 2017, para ingressar na universidade, a aluna usou o sistema de ações afirmativas destinado a pretos e pardos com renda bruta até 1,5 salário mínimo, alegando possuir traços genotípicos pretos herdados do bisavô paterno e ascendência familiar parda, por parte de sua família materna. Segundo o MPF, por meio do mecanismo de autodeclaração de raça, a aluna burlou o sistema de cotas e a declaração de renda, por ser “fenotipicamente

Comunidade cobra melhoria de infraestrutura de escola em audiência com MPF e MPC

Membros do Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado do Ceará realizaram, no Bairro de Fátima, primeira de uma série de audiências em escolas públicas para discutir problemas da Educação em Fortaleza

Gabriela Rodrigues, 9 anos, aluna da Escola Madre Teresa de Calcutá, da rede pública municipal de Fortaleza, todos os dias tem que lidar com uma série de problemas da unidade de ensino - da merenda à estrutura física da escola. "A biblioteca deveria ter um espaço maior, porque não tem condições pra ser uma biblioteca", reclama. A reivindicação de Gabriela foi apresentada neste sábado, 18 de abril, na primeira audiência pública promovida em Fortaleza pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) dentro do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc).
 
Membros do MPF e MPCE foram à escola, que fica no Bairro de Fátima, para ouvir a direção, professores, pais, alunos e a comunidade local. Num relato emocionado, a professora Monalisa Correia Lima Aguiar, do 5º ano, contou as dificuldades que professores e alunos enfrentam nas salas por conta da infraestrutura inadequada. A solução às vezes vem do próprio bolso dos profissionais. "Na minha sala, eu levo o ventilador de casa, porque os daqui não resolvem. No ano passado, eu tive que pintar a minha sala de aula", disse.
 
A escola não tem quadra esportiva, há goteiras e rachaduras no prédio e falhas no sistema elétrico que causam até mesmo choque no bebedouro. Também há problemas graves de poluição sonora e do ar provocados por uma oficina que fica no terreno vizinho. "A diretora e os professoras fazem um milagre nesta escola", ressaltou Luzirene Lourenço, mãe de dois alunos, ao descrever as condições de trabalho dos profissionais. O número de alunos por sala de aula está acima do que prevê a legislação brasileira, como denunciou Gerardo Carvalho Frota, professor da escola.
 
Presente à audiência, o secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, apresentou orçamento para reformas na escola e se dispôs a conversar com a equipe de profissionais e com a comunidade para discutir outras propostas, como a ampliação do colégio. O promotor de Justiça Antônio Gilvan de Abreu Melo marcou um reunião para 7 de maio com o secretário para conhecer melhor a proposta de reforma e para acompanhar a execução dos trabalhos.
 
Para o procurador da República Alexandre Meireles, conhecer de perto os problemas enfrentados pela escola vai auxiliar o MPF e MPCE a adotarem medidas mais eficazes para cobrar os gestores públicos. Até o final do primeiro semestre, audiências semelhantes serão realizadas em pelo menos uma escola de todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs) da cidade pelo MPEduc.
 
A definição das escolas que vão receber as audiências do MPEduc está sendo feita de acordo com o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo escolhidas aquelas com avaliações ruins. O próximo passo, após a audiência, será adotar medidas judiciais ou extrajudiciais, dependendo do caso, para cobrar dos gestores públicos soluções para as demandas apontadas.
 
Através do projeto MPEduc, MPF e os Ministérios Públicos do Estados estão realizando audiências públicas em todo o país. No Ceará, também foi firmado convênio com órgãos de controle para a oferta de cursos de capacitação para gestores escolares, com o objetivos de torná-los mais aptos a usarem verbas públicas destinadas à Educação. Duas turmas de gestores já foram capacitadas em Guaramiranga e Juazeiro do Norte. A próxima capacitação será dos dias 28 e 29 de abril em Morada Nova.

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