Pular para o conteúdo principal

Nove pessoas são capturadas pela Polícia Civil durante operação na Capital e RMF

  Além das capturas, os policiais civis também cumpriram mandados de busca, e realizaram bloqueios de contas e sequestros de bens Nove pessoas presas, dinheiro e drogas apreendidas, além de bloqueio de uma conta bancária no valor de R$ 500 mil reais. Esse foi o resultado de uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrada, na tarde dessa quinta-feira (02), em bairros da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os alvos, membros de grupos criminosos, estavam com decisões judiciais em aberto pelos crimes de associação para o tráfico. No início da tarde dessa quinta-feira (02), equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), saíram em campo para prender integrantes de grupos criminosos que atuam diretamente com a comercialização de drogas em vários bairros de Fortaleza e municípios da RMF. Com a localização dos alvos e com os mandados de prisão preventiva em mãos, os investigado

Conselho Estadual de Política Cultural retomou atividades, debatendo processo de escolha dos novos conselheiros

O Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) retomou suas atividades e aprovou encaminhamentos sobre a forma de escolha dos novos conselheiros. Em reunião nesta terça-feira, 28/4, na sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 14 dos atuais 23 membros do conselho definiram ações para a recomposição do colegiado, atendendo ao que estabelece a lei estadual No. 15.552/2014. Segundo a legislação, o Conselho passa a ser formado por um total de 40 integrantes, com maioria da sociedade civil, e assume caráter consultivo e deliberativo. Novos órgãos governamentais e linguagens artísticas, como moda, fotografia e design, passarão a ter cadeira no Conselho.

Na reunião desta terça-feira, um grupo de trabalho previamente formado apresentou uma proposta de modelo para mobilização da sociedade civil com vistas à composição do novo Conselho. Democratização e representatividade são os princípios a serem seguidos, conforme preconiza a legislação e de acordo com as diretrizes da política pública de cultura estadual, voltada à afirmação da força e da riqueza da arte e da cultura do Ceará, à maior presença no Interior do Estado, a um maior protagonismo do campo cultural para o desenvolvimento do Estado.

Após debate, os conselheiros participantes da reunião aprovaram consensualmente propostas de encaminhamento - entre elas, a definição do prazo máximo de 90 dias para que se realize o processo de escolha dos novos integrantes do Conselho, já atendendo ao número de 40 vagas estabelecido pela legislação estadual. Também foi aprovada a continuidade do grupo de trabalho que definirá a forma de escolha dos novos conselheiros.

Os conselheiros também aprovaram por unanimidade a apresentação de uma recomendação ao presidente do Conselho -  o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio - para que seja prorrogado o mandato dos atuais conselheiros (previsto para ser finalizado nesta quarta, 29/4), até que os novos membros do colegiado tomem posse do cargo.
Proposta de votação online

A proposta formulada pelo grupo de trabalho e debatida durante a reunião do CEPC nesta terça-feira inclui a realização de votação online, para o cargo de conselheiro. Após um período de divulgação da ferramenta e de mobilização da sociedade civil para participar do processo, eleitores e candidatos se cadastrariam online e estariam aptos a votar e, dependendo dos critérios a serem estabelecidos pelo grupo e aprovados pelo próprio Conselho, também a receber votos.

"Os detalhes da proposta, dos critérios à forma de votação, estão em aberto e ainda passarão por discussão específica no grupo de trabalho e no próprio Conselho. A ideia da votação online surge, porém, para possibilitar uma participação mais democrática, que não depende de voto presencial, para gerar mais facilidade e estimular maior participação de quem mora no Interior do Estado", destacou o secretário Guilherme Sampaio.

"Essa opção de criar um instrumento virtual de votação vai ao encontro do objetivo de democratizar ao máximo o processo de participação. Sempre que o processo é presencial, há complicações para a participação dos cidadãos do Interior do Estado e geração de custos", complementou.

Valorização do Conselho: afirmação da cultura

"O Conselho Estadual de Política Cultural deve ser um motor para a afirmação do talento e da força da cultura cearense em cada uma das linguagens. No que depender da Secult, faremos todo o possível para que este seja um dos conselhos mais fortes e atuantes que já existiram", destaca o secretário Guilherme Sampaio, reafirmando o compromisso do governador Camilo Santana de valorização do campo da cultura e de ampliação das políticas públicas de cultura, em todos os âmbitos e regiões do Ceará.

O fortalecimento do Conselho Estadual de Política Cultural também passará por uma nova estrutura a ser colocada à disposição do conselho, incluindo um espaço, oferecido pela Secult, para a coordenação e o desenvolvimento de suas atividades. O Conselho Estadual de Patrimônio (Coepa) também contará com essa estrutura.

Participação

Participaram da reunião, além do secretário Guilherme Sampaio, os conselheiros Luis Carlos Sabadia (representando a Federação das Indústrias do Estado do Ceará), João Wilson (coordenador de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), Alfredo Barros (professor da Universidade Estadual do Ceará, representando o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses), José Nelson Arruda (do Conselho de Educação do Estado do Ceará), Gledson Félix (representando as artes cênicas), Ivan Ferraro e Arley França (música), Duarte Ferreira (audiovisual), Henrique Rocha (tradições populares), Uirá Porã (arte e cultura digital), Hilário Ferreira (afrodescendentes), Alexandre Jacó (do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Affonso Taboza Pereira (da Ordem dos Advogados do Brasil) e Gilberto Rodrigues (produtor cultural).

Nova composição

Com a nova composição, o Conselho Estadual de Política Cultural passa a ter 40 membros, recrutados dentre representantes da sociedade civil e do Poder Público, divididos da seguinte forma:

a) o Secretário da Cultura do Estado, que preside o Conselho;
b) 1 (um) representante da Secretaria do Turismo do Estado – Setur;
c) 1 (um) representante da Fundação de Teleducação do Ceará – Funtelc;
d) 1 (um) representante da entidade gestora do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;
e) 1 (um) representante do Ministério Público Estadual – MPE;
f) 1 (um) representante da Comissão de Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará;
g) 1 (um) representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC;
h) 1 (um) representante da Federação do Comércio do Estado do Ceará – FECOMÉRCIO;
i) 1 (um) representante do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses – CRUC;
j) 1 (um) representante do Conselho de Educação do Ceará – CEC;
k) 1 (um) representante da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece;
l) 1 (um) representante do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Ceará – Dicultura;
m) 1 (um) representante da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc;
n) 1 (um) representante da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará – Sefaz;
o) 1 (um) representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan;
p) 1 (um) representante do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará;
a) 1 (um) representante da Música;
b) 1 (um) representante da Fotografia;
c) 1 (um) representante da Literatura;
d) 1 (um) representante das Artes Visuais;
e) 1 (um) representante do Teatro;
f) 1 (um) representante do Circo;
g) 1 (um) representante da Dança;
h) 1 (um) representante das Tradições Populares;
i) 1 (um) representante das Culturas Indígenas;
j) 1 (um) representante das Culturas Afrodescendentes;
k) 1 (um) representante de Arte e Cultura Digital;
l) 1 (um) representante do Audiovisual;
m) 1 (um) representante dos Produtos Culturais;
n) 1 (um) representante do Design;
o) 1 (um) representante da Moda;
p) 1 (um) representante do Humor;
q) 1 (um) representante dos Fóruns Regionais de Cultura e Turismo;
r) 1 (um) representante de Instituições Não Governamentais;
s) 1 (um) representante das Centrais Sindicais com atuação no Estado;
t) 1 (um) representante do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, Eleito entre seus pares, distinto daqueles que já compõem o Conselho Estadual do Ceará – CEPC;
u) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Secção Ceará;
v) 1 (um) representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará – Sindjorce;
w) 2 (dois) cidadãos brasileiros de notória atuação e vinculação ao setor cultural, com atuação no Estado do Ceará há pelo menos 5 (cinco) anos, escolhidos pelo Governador do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.