Pular para o conteúdo principal

Correios monta megaestrutura para ajudar vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

  Agências dos Correios em três estados (SP, PR e RS) recebem donativos que serão transportados gratuitamente pela estatal   A partir desta segunda-feira (6), toda a rede de agências dos Correios nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, receberão doações para as vítimas das chuvas que estão atingindo o estado gaúcho. A estatal irá coletar e transportar gratuitamente os donativos – não haverá nenhum custo aos doadores.        São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. Esses são os itens de maior necessidade no momento, segundo informações da Defesa Civil, instituição parceira dos Correios nesta ação.     Os Correios irão doar, ainda, itens de vestuário e utensílios domésticos aos atingidos pelas chuvas. As doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassar

UFCA e UFC realizam "Tributo ao Mestre Noza" no Memorial Padre Cícero

Inocêncio Medeiros da Costa, mais conhecido como Mestre Noza, talhou a cultura nordestina para o mundo em xilogravuras e esculturas. Para celebrar o artista e a arte desenvolvida por ele, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, nesta sexta-feira, 21, o "Tributo ao Mestre Noza", no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.
A programação, aberta ao público, inicia às 15h30 com mesa redonda. Participarão os professores Weber dos Anjos e Renato Casimiro, além do pesquisador Geová Sobreira. Logo depois, às 18h, será aberta a exposição com peças de xilogravura e esculturas. O material exposto pertence ao acervo pessoal do pesquisador Geová Sobreira. Haverá originais de seis mestres da xilogravura de Juazeiro do Norte: Mestre Noza, Antônio Batista, Damásio Paulo, João Pereira, Walderêdo Gonçalves e Manoel Lopes.
Quem estiver presente poderá conferir também dez esculturas de Mestre Noza, com destaque para o Padre Cícero de dez centímetros e peças de Lampião e Maria Bonita. Entre o material exposto terá também dois álbuns de xilogravuras do Mestre Noza, editado em 1962. Para Geová Sobreira, o tributo será uma oportunidade para as pessoas entrarem em contato com peças de alto valor artístico. “A grande importância é ver a capacidade criativa, a instrumentação mínima possível e mesmo assim conseguir produzir obras de arte de valor inimaginável”.
Em texto assinado no catálogo da exposição, a reitora da UFCA, professora Suely Salgueiro Chacon, ressalta que o momento é uma oportunidade para aprendermos mais sobre a história, a arte e a pessoa do artista. "Mestre Noza catalisa para sua arte a cultura popular e a fé do povo desse lugar. Esse momento de celebração é, portanto, profundamente significativo para a região. E a UFCA se associa com alegria e reverência à esta justa homenagem", destacou.  
O reitor em exercício da UFC, Henry de Holanda Campos, no mesmo catálogo, disse que “a exposição vem retemperar a memória dos que valorizam suas raízes e ratificar o reconhecimento da Instituição acadêmica àquelas manifestações mais representativas de nossa cultura”.
A mostra contará também com a obra "Noza: o escultor do Padre Cícero", organizada pelo pesquisador Gilmar de Carvalho e publicada em 2014. O livro reúne a coleção de 59 esculturas de Noza, pertencentes a Renato Casimiro e doadas para o acervo do Museu de Arte da UFC. Contém textos do próprio organizador, de Renato Casimiro, dos professores Pedro Eymar e Martine Kunz, além de entrevista feita pelo cineasta baiano Geraldo Sarno com o artista popular. O projeto gráfico é de Alexia Brasil, com fotografias de Francisco Sousa. Os exemplares da obra serão doados para instituições educacionais e culturais da região do Cariri.
Durante o evento, às 17h30, haverá ainda apresentação cultural do grupo Ancestrália, formado por professores do curso de Música da UFCA e músicos da região. Eles atuam na pesquisa e na performance da música antiga e nordestina.
A exposição "Tributo ao Mestre Noza" segue até o próximo dia 28, no Memorial Padre Cícero.
Mestre Noza
Inocêncio Medeiros da Costa, o Mestre Noza, nasceu em Taquaritinga do Norte (PE), em 1897. Morreu em São Paulo, em 1983. Iniciou a carreira como artesão e xilogravador em Juazeiro do Norte. Conhecido como o "santeiro do Padre Cícero", deixou um vasto legado de ilustrações para folhetos de cordel, imagens religiosas e xilogravuras. Em 1965, uma de suas Vias Sacras, encomendada por Sérvulo Esmeraldo, ganhou edição francesa. Atualmente, a maior parte de suas obras está no Museu de Arte da UFC e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP).

Programação
15:30h – Mesa Redonda "Tributo ao Mestre Noza", com o professor Weber dos Anjos (UFCA), Renato Casimiro e Geová Sobreira

17:30h – Apresentação Cultural com grupo Ancestrália (UFCA)

18h – Abertura da exposição "Tributo ao Mestre Noza" (A mostra segue no Memorial Padre Cícero até o próximo dia 28)

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.