Pular para o conteúdo principal

Saúde envia profissionais, medicamentos e insumos ao RS Material é suficiente para atender até 30 mil pessoas por 30 dias

  Ministério da Saúde confirmou a mobilização de 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC) para dar assistência à população gaúcha afetada pelos temporais que assolam a região. Equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pasta, também chegaram ao estado para reforçar o atendimento. O objetivo é que os profissionais atuem para diminuir o risco de exposição da população, além de reduzir doenças e agravos. Em nota, o ministério informou ter enviado ao estado 20 kits emergência, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada, incluindo luvas, seringas e ataduras. O material é suficiente para atender até 30 mil pessoas por um período de 30 dias. >> Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas A pasta vai instalar ainda um Centro de Operações de Emergência (COE) para eventos naturais extremos no estado. “O COE permite a análise de dados e informações para subsidiar

Milhares vão às ruas de Icó reivindicar terreno do DNOCS para a construção do Campus da UFCA


Milhares de pessoas são esperadas para a manifestação que solicita o terreno ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para a construção do Campus Icó da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A passeata está marcada para sair a partir das 7h30 desta quinta-feira (03), nas proximidades do escritório da UFCA em Icó, localizado na Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande), 2180, próximo aos prédios do CVT local e da Prefeitura Municipal. A comunidade icoense e da região do Vale do Salgado é  convidado a ir de branco e participar do abaixo assinado durante a movimentação.

Em pauta, na manifestação pacífica, está a sensibilização do órgão federal em conceder o terreno para que a instituição de ensino superior tenha concretizado sua presença em terras icoenses. Desde o final de agosto, foi articulado o movimento "Libera DNOCS" tendo a frente os estudantes do curso de Bacharelado em História, pioneiro no Campus Icó, e atualmente conta com o apoio de mais de dez entidades, associações, sindicatos e movimentos locais.

A frase "Libera DNOCS" tornou-se comum desde então, a partir da negativa do DNOCS na doação do terreno, em documento enviado pela instituição em 22 de junho deste ano, mas apenas se tornou de conhecimento público há algumas semanas atrás, pela "impossibilidade de atender" à solicitação  "em razão da adequação de normas ambientais que estabelece o Novo Código FLorestal (Lei 12.651/2012)", destaca o documento.  O protesto pacífico irá externar a indignação diante da possibilidade de o município poder perder o ensino universitário público gratuito.

Atualmente, duas turmas com 65 alunos oriundos de Icó, Iguatu, Orós, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe, Crato e Fortaleza estudam na Escola Municipal Professora Lourdes Costa. Além disso, a UFCA conta com o escritório na Avenida Ilídio Sampaio. Ambos os prédios foram cedidos pela Prefeitura Municipal de Icó. Servidores e professores também compõem a estrutura da universidade Federal em Icó.

MOBILIZAÇÕES - Mais de duas mil assinaturas foram coletadas em abaixo assinados que foram espalhados por todo o município e foram entregues pela comissão de estudantes do movimento na reunião recente realizada na sede do DNOCS, em Fortaleza, e ao assessor da presidenta Dilma Roussef, que esteve há alguns dias no Ceará.

No início da semana, os alunos da UFCA, que estão a frente do movimento, estão convidando a população local, através dos meios de comunicação, além de estudantes, durante visitas a escolas públicas estaduais e municipais e particulares, além de entidades que representam a sociedade local.

Na semana passada, uma pedala em forma de "apitaço" movimentou a cidade de Icó, com o pedido de liberação do terreno do DNOCS para a UFCA. No campo artístico, foi realizado no último fim de semana uma peça teatral encenada pelo grupo Vassoura de Artes que abordou sobre o tema,  aderindo à causa.

Petição online e página também ampliam o alcance da mobilização, que virou tema constante das rodas de conversa da população de Icó. Após a passeata, com a resposta das ruas, a previsão é a de que o movimento amplie ainda mais sua atuação e força, de forma a pressionar uma resolução definitiva para o caso e a garantia para o Icó e cidades próximas de uma conquista importante no campo da Educação.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.