Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (3), um homem suspeito de furtar peças de bicicletas compartilhadas pela 2ª vez na mesma semana. Na ocorrência mais recente, a captura aconteceu em uma via pública no bairro Carlito Pamplona – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. Operadores do Nuvid/Ciops/SSPDS visualizaram um homem em conduta suspeita em uma estação de bicicleta compartilhada e acionaram a composição da Polícia Militar mais próxima. Os policiais militares abordaram o homem e o encontraram com uma mochila com peças das bicicletas. Ele foi conduzido ao 34º Distrito Policial, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por furto. Antecedentes O suspeito, um homem de 35 anos, já responde por três crimes de roubo, tráfico
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) informa aos cidadãos que possuem aparelhos elétricos ou eletrônicos danificados devido ao apagão ocorrido na madrugada do último domingo (26/06), em Fortaleza, a possibilidade de exigir ressarcimento dos danos junto à concessionária de energia elétrica.
De acordo com a secretária-executiva do órgão consumerista, Ann Celly Sampaio, caso o consumidor se sinta prejudicado e deseje reparação, deve registrar um Boletim de Ocorrência, ir à Companhia Energética do Ceará (Coelce), procurar o serviço de atendimento ao cliente e solicitar o reparo.
O direito ao conserto de equipamentos devido à falta de energia elétrica é garantido pela Resolução 499/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). "A responsabilidade objetiva estabelece que, independente da causa do apagão, cabe à concessionária ressarcir o consumidor. O mais importante é que a falha do eletrodoméstico tenha sido provocada pelo blackout”, informa Ann Celly.
Em caso de dificuldades, o consumidor pode entrar em contato com o DECON e formalizar uma reclamação pessoalmente, na sede do órgão, que fica na Rua Barão de Aratanha, 100, no Centro de Fortaleza, ou denunciar através do telefone 0800-275-8001 ou no sitewww.decon.mpce.mp.br no link "Fale com o DECON".