Pular para o conteúdo principal

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina Estatísticas específicas sobre sexo e idade foram divulgadas pelo IBGE

  As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos homens ocorre em proporção bem mais elevada do que a média geral do país. Informações relacionadas com a idade e o sexo dos quilombolas mapeados no Censo 2022 foram divulgadas nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a primeira vez que um Censo Demográfico  trouxe dados específicos  sobre essas populações. Os  resultados gerais divulgados  pelo IBGE no ano passado revelaram a existência de 1.330.186 quilombolas, o que representa 0,66% de todos os residentes no país. Os dados também mostraram que essas populações estão distribuídas por 1,7 mil municípios. A Região Nordeste concentra 68,1% de todos os quilombolas do país. As estatísticas sobre idade e sexo foram apresentadas pelo IBGE como mais uma etapa do detalhamento de dados do Censo 2022. Elas trazem informações sobre o total das pop

Cineteatro São Luiz apresenta espetáculo "Senhora dos Restos", no dia 16/11, na Praça do Ferreira, para refletir sobre a vida de pessoas em situação de rua

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e proporcionar a reflexão sobre a vida de pessoas em situação de rua, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do Cineteatro São Luiz, apresenta o monólogo “Senhora dos Restos” na Praça do Ferreira, na próxima quarta-feira, 16/11, às 19h30, com entrada franca. A ação é realizada em parceria com o projeto “Residência na Rua: Arte, Cultura e Saúde”, que tem como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde mental e cidadania para as pessoas em situação de rua, por meio das práxis artísticas enquanto estratégias de redução de danos sociais e à saúde.

Desde agosto de 2016, integrantes do projeto Residência na Rua, realizado numa parceria entre Escola de Saúde Pública do Ceará (Residência Multiprofissional em Saúde – RIS-ESP/CE) e a Secult, vem promovendo ações com as pessoas em situação de rua na Praça do Ferreira. Em uma iniciativa pioneira, profissionais de várias áreas da saúde trabalham com intervenções artísticas no local, mantendo diálogo com a população. 

"A ideia de apresentar essa peça agora é mostrar que o acesso à cultura é um direito dessas pessoas em situação de rua. Queremos ofertar a cultura em uma perspectiva cidadã, aproximando os equipamentos culturais dessa população", explica Rane Félix, assessora de gabinete da Secult, ressaltando que foram distribuídos pessoalmente convites especiais para o público da praça. 

"A intervenção que faremos na praça é um começo. Queremos que as pessoas em situação de rua se aproximem dos equipamentos da Secult, que possam frequentá-los, pois ofertamos uma programação acessível a todos e reconhecemos a cultura como um direito de todos", destaca também a gestora. 

Sobre o "Senhora dos Restos"

Pela primeira vez encenado fora de um teatro, o espetáculo "Senhora dos Restos", com a atriz Isabel Santos (Sergipe), trata da história de uma idosa, moradora do Mercado Municipal de Aracaju. O texto de Euler Lopes traz para o espetáculo Senhora dos Restos palavras Bakhtinianas, carregadas de conteúdo social. Nessa experiência vivencial, as ressonâncias ideológicas, concernentes à vida da protagonista, são interpretadas pela atriz Isabel Santos, sob direção de Iradilson Bispo. 

Não é por acaso que a contemporaneidade da narrativa nos remete a questões pujantes de uma sociedade como a brasileira. Temas como a fome, miséria, educação básica e de qualidade para todos, igualdade social, valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, ou seja, temas dos Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas- ONU, ecoam pelos brados da velha mulher, que vivendo de restos, não permite que nossa consciência silencie. 

O cenário é uma construção a partir de material reciclado e doado à Dicuri Produções. O figurino, uma revelação de inúmeros seres humanos andarilhos de uma desigualdade que portanto, ao mostrar para a sociedade os resultados da desigualdade social e os diversos problemas enfrentados pelos moradores de rua, as humilhações e submissões para se adquirir alimento e, principalmente, os casos de violência praticados pelos jovens e ricos seguidos da impunidade, comum em muitos casos em nosso país.

Senhora dos Restos nos revela conteúdo para além de signos, transcende cenas que nos ligam a brasileiros e brasileiras como o índio Galdino, o artista Bispo do Rosário, o sociólogo Betinho, Chico Mendes, Margarida Alves e Maria da Penha. 

Residência na Rua

O projeto "Residência na Rua: Arte, Cultura e Saúde" é uma parceria entre a Escola de Saúde Pública do Ceará (Residência Multiprofissional em Saúde – RIS-ESP/CE) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Cineteatro São Luiz. O projeto envolve estratégias articuladas por profissionais da saúde (residentes) e a expressão de várias linguagens artísticas e culturais que vêm sendo desenvolvidas no campo cultural. 


::Serviço::

Curta Mais Teatro: “Senhora dos Restos”, com Isabel Santos (Sergipe) 
Ação em parceria com o Projeto “RESIDÊNCIA NA RUA: Arte, Cultura e Saúde”
Data: Dia 16/11 (Quarta-feira), às 19h30
Local: Praça do Ferreira
Entrada: Gratuita. 
Classificação: 14 anos.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.