Pular para o conteúdo principal

Festival Rabecas da Tradição se encerra nesta quarta, 30/11, no Cineteatro São Luiz, com Chico Barbeiro e Dona Ana de Sá, única mulher entre 184 rabequeiros pesquisados


O Festival Rabecas da Tradição, com curadoria do jornalista, pesquisador e professor Gilmar de Carvalho e do fotógrafo Francisco Sousa, que ao longo das quartas-feiras de novembro, sempre ao meio-dia, convidou o público a um encontro com a cultura popular e com oito grandes rabequeiros cearenses, de seis municípios, no Cineteatro São Luiz, tem sua última apresentação nesta quarta, 30/11. Com entrada franca, o público poderá aplaudir dois mestres da rabeca: Chico Barbeiro e Dona Ana de Sá, a única rabequeira encontrada ao longo da pesquisa empreendida por Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa, curadores do festival, em todo o Ceará. 

Chico Barbeiro é um criativo improvisador, um verdadeiro "showman", que faz seu próprio instrumento a partir de canos de pvc e pedaços de madeira. Dona Ana Sá de Oliveira, a única mulher dentre os 184 rabequeiros levantados em todo o Ceará, toca um violino parisiense, que foi de seu pai, pequeno proprietário rural da cidade de Umari.

A proposta do Rabecas da Tradição é trazer para o Centro de Fortaleza este toque que animou festas nos terreiros das fazendas, que acompanhou reisados e danças de São Gonçalo e que serviu de trilha para dramas e teatro de bonecos em vários municípios cearenses, durante muitos anos. Tudo ao acesso do público, em um dos mais movimentados pontos da capital, com uma opção de programação cultural de qualidade para quem passa pela Praça do Ferreira e pelas ruas do Centro, no intervalo para almoço, em um encontro com nossa arte e nossa identidade, em uma dos mais belos e significativos equipamentos culturais do País.

"A rabeca não é um violino tosco ou mal acabado. É um parente próximo do violino, com o mesmo formato, as mesmas quatro cordas e a mesma afinação, ressalta Gilmar de Carvalho, sobre o mítico e sedutor instrumento. "A diferença entre rabeca e violino é a liberdade que têm nossos luthiers, os fabricantes de instrumentos de corda, sertanejos para recorrer ao que têm à mão para fazer som", acrescenta o professor, frisando que as rabecas são feitas de vários tipos de madeiras, e de várias formas (cocho, com as laterais encurvadas na água). E ainda com latas de pólvora secas, com a reutilização de panelas e até com canos de pvc, como as de Chico Barbeiro, de Baixio, fronteira com a Paraíba.

Da pesquisa ao festival

O Festival Rabecas da Tradição parte da pesquisa sobre rabecas, performance e luteria, que vem sendo desenvolvida, desde 2004, pelo jornalista e professor Gilmar de Carvalho, e pelo fotógrafo Francisco Sousa. A pesquisa ganhou o Prêmio Nacional Rodrigo Melo Franco, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2014.

"Será uma oportunidade de fruir estes toques de rabeca, em uma das nossas principais e mais belas salas de espetáculo, o Cineteatro São Luiz", complementa Gilmar de Carvalho, reforçando o convite ao público para o Festival Rabecas da Tradição.

SERVIÇO:

Festival Rabecas da Tradição. Apresentações de rabequeiros cearenses nas quartas-feiras de novembro, sempre ao meio-dia, no foyer do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secult. Entrada franca.

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!