Pular para o conteúdo principal

*Prefeitura de Fortaleza entrega 1ª Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro* _O equipamento

 funcionará, por dois meses, no bairro Antônio Bezerra_   A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta segunda-feira (29/04), a primeira Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro. O equipamento idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ficará estacionado na Praça São Francisco das Chagas, no bairro Antônio Bezerra. Além de ser itinerante, a nova unidade também apresenta outra novidade, pois diferente das demais já instaladas pelo programa, ela vai disponibilizar máquinas de costura para iniciantes e cursos para quem deseja aprender a costurar. O Costurando o Futuro é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.   *Serviço:* Entrega da 1ª Unidade Móvel

Prefeitura de Fortaleza participa do lançamento mundial do Guia Global de Desenho Urbano em Nova Iorque

A publicação passa a ser disponibilizada gratuitamente para planejadores urbanos
A Prefeitura de Fortaleza foi representada no lançamento do Guia Global de Desenho Urbano (Global Street Design Guide) realizado na última terça-feira (16), em Nova Iorque, pela secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo. O Guia Global de Desenho Urbano foi considerado como referência e um novo padrão para transformar ruas com o objetivo de garantir a segurança, priorizar os pedestres, o trânsito e a mobilidade sustentável. Ao citar Fortaleza, a publicação destaca as intervenções na infraestrutura e sistemas de compartilhamento de bicicletas, como exemplos para melhorar a segurança e o compartilhamento de espaço para o trânsito.

Durante o lançamento foi anunciado a liberação do documento em nível mundial, que já está disponível para download gratuitamente, permitindo que urbanistas, designers e profissionais de transporte em cidades ao redor do mundo possam implantar imediatamente projetos urbanos já consolidados. O documento também incluirá, em breve, traduções para espanhol, português, mandarim e outras línguas tornando o guia ainda mais acessível. A Global Designing Cities Initiative, uma divisão da Nacto (National Association of City Transportation Officials ou Associação Nacional de Agências Municipais de Trânsito, em tradução livre), assina o Guia Global de Desenho Urbano que foi viabilizado pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

Segundo a secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo, “Participar do lançamento do Guia Global de Desenho Urbano onde o ex-prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, lança o documento, confirma que Fortaleza está no caminho certo ao desenvolver ações que priorizam o pedestre. A publicação é uma excelente ferramenta de estudos para estudantes e profissionais que planejam soluções para cidades e assim desenvolver ações vencedoras, como tem sido feito na administração do Prefeito Roberto Cláudio”.

Experiências como o sistema de bicicletas compartilhadas, o "Bicicletar", hoje o que tem o maior uso por estação do Brasil, faixas elevadas para pedestres e o redesenho da Avenida Monsenhor Tabosa, um dos principais corredores comerciais de Fortaleza estão entre os casos citados. Outro exemplo apontado pela publicação é a implantação da primeira área de trânsito calmo da cidade, em uma região de hospitais e escolas.

De acordo com o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, Luiz Alberto Saboia, a política pública da cidade tem buscado organizar melhor o trânsito e a infraestrutura para garantir mais segurança de tráfego do pedestre à condutores de motos e carros. "Essas são mudanças de paradigmas e que hoje estão sendo aplicadas em vários lugares do mundo. A violência no trânsito é um problema real e precisa de esforços criativos para inverter a curva crescente das estatísticas de mortos e feridos em acidentes. Saber que Fortaleza está sendo referência nos motiva a seguir em frente".

O resultado dessas e outras intervenções, como ciclovias e ciclofaixas, sistemas de compartilhamento de bicicletas, faixas exclusivas de ônibus, treinamento de agentes de trânsito e campanhas educativas tem ajudado a modificar os índices de violência no trânsito.  Em Fortaleza, no primeiro semestre de 2016, 126 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito, contra 145 do mesmo período do ano anterior, uma redução de 13,1% de acordo com o Anuário de Acidentes de Trânsito de Fortaleza.

A publicação Guia Global de Desenho Urbano (Global Street Design Guide) reúne práticas e experiências de várias cidades nos seis continentes do globo e é referência para engenheiros e urbanistas em diversos países. Entre os líderes que endossam a publicação estão o ex-prefeito de Nova Iorque, Michael R. Bloomberg, e o prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, Henrique Peñalosa. Ao lado de exemplos em cidades como Nova Iorque, nos EUA; Seul, na Coreia do Sul; Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e outros 44 casos ao redor do mundo, o guia relaciona experiências que tem ajudado a melhorar o desenho urbano, priorizando pessoas ao invés de veículos.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.