Pular para o conteúdo principal

CCBNB tem nesta terça, 30/4, oficina e palestra com Amara Moira (SP), escritora, professora, travesti, doutora em teoria e crítica literária e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIAPN+. Entrada franca

  CCBNB tem nesta terça, 30/4, oficina e palestra com Amara Moira (SP), escritora, professora, travesti, doutora em teoria e crítica literária e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIAPN+. Entrada franca O Abril para Leitura 2024, promovido pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB), tem seu encerramento nesta terça-feira, 30/4, com uma atração especialíssima: a escritora Amara Moira, de São Paulo, em duas atividades. Com curadoria da escritora e produtora cultural cearense Sara Síntique, a programação especial celebra a diversidade literária cearense com atividades que abrangem a pluralidade da nossa cena. As ações acontecem no CCBNB Fortaleza, na Rua Conde D´Eu, 560, Centro, com entrada franca, assim como toda a programação do centro cultural. Na terça-feira, às 14h, o CCBNB recebe Amara Moira,  travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIAPN+.  Das 14h às 17h Amara mi

Inovação - Estudo aponta empresários insatisfeitos após chegada de fundos de investimento


Foi lançada a pesquisa "Empresas investidas por fundos de private equity no Brasil: lições aprendidas". O estudo, elaborado pelo Centro de Finanças do Insper, a Cátedra Endeavor e a Ártica Investimento, entrevistou 46 empresários brasileiros, que estiveram em algumas das principais transações de private equity do país - juntos eles receberam R$ 6,4 bilhões em investimentos.  

O resultado foi um retrato inédito dos erros e acertos dos empresários em cada etapa da relação com os investidores (da escolha do fundo, passando pela convivência, até o momento de saída do investidor). Dessa forma, foi possível aprofundar conhecimento em um tema essencial para o crescimento das médias e grandes empresas brasileiras, mas que acaba se transformando em relacionamentos conturbados para muitos executivos.  

Erros
Com exceção de 1 entrevistado, todos recomendaram o investimento de private equity para outros empresários, na maior parte das vezes com algumas ressalvas. Cerca de 57% dos entrevistados indicaram alguma ressalva, destacando que a decisão de prosseguir ou não com a transação depende do perfil do fundo selecionado, as ambições do empresário e as condições da empresa, bem como aspectos de negociação. Dentre as ressalvas feitas estão: (i) a necessidade de encontrar um perfil de fundo adequado, (ii) que o empresário tenha ambição para crescer, (iii) que a empresa esteja preparada para um fundo e (iv) que a entrada do fundo seja bem negociada. 

Embora mais de 2/3 dos entrevistados tenha julgado que a relação com o fundo foi boa, a maior parte relatou a ocorrência de conflitos. As principais divergências narradas dizem respeito à (i) visão do negócio, (ii) desalinhamento quanto ao momento e forma de saída do fundo, (iii) troca de equipe do fundo, (iv) interferência na gestão e (v) divergência entre co-investidores. 

A maior parte dos empresários entrevistados julgou que os conselheiros indicados pelo fundo não detinham conhecimento específico do negócio, mas contribuíram, pelo menos parcialmente, para a implementação da tese de investimento. A indicação de executivos também contribuiu pelo menos parcialmente, sendo que a posição mais frequentemente indicada foi a de CFO. 

Acertos 
As grandes contribuições que os fundos trouxeram, segundo os empresários, foram: (i) a profissionalização da gestão e do processo, (ii) a estruturação da governança e (iii) a atração de talentos. A frustração mais recorrente foi a percepção de que o fundo não detinha conhecimento suficiente para interferir na gestão do negócio. Curiosamente, entretanto, alguns empresários reclamaram da pouca proximidade dos fundos com a gestão da empresa. Isso indica que a seleção criteriosa do fundo, com especial atenção ao seu perfil de atuação, e o alinhamento, no acordo de acionistas, de como ele irá contribuir para a empresa são fundamentais para o bom funcionamento da parceria. 

A maior parte dos entrevistados opinou que a saída ocorreu num bom momento para os eles e para o fundo.  Relataram que é importante que o empresário esteja preparado para a saída, seja a sua ou a do fundo, e que participe proativamente desse momento. 

SOBRE ENDEAVOR 
A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país.

No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar mais de R$ 2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 de empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de quatro milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e a distância.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.