Pular para o conteúdo principal

Manchete do momento - PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília

  Polícia Federal (PF) investigará a instalação de câmeras escondidas encontradas em um apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (foto) (União-CE), em Brasília. O caso já estava sendo apurado pela Polícia Civil do Distrito Federal, após o equipamento ter sido encontrado escondido em meio a disparadores de água e sensores de fumaça, em 2023. A entrada da PF no caso foi por determinação do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, após reunir-se com a parlamentar. No ofício, Almeida Neto cita “suposta prática dos crimes de violação de domicílio e registro não autorizado de intimidade, cometidos contra a deputada durante o exercício do seu mandato e de sua atividade política”. Registros audiovisuais As câmeras foram encontradas por assessores da parlamentar em um apartamento alugado por ela na Asa Norte, em agosto do ano passado. Além de quatro câmeras espiãs, havia, no local, microfones, cabos de internet e um aparelho gravador DVR e um mo

Projeto Baú de Leitura entrega 800 livros na Semana das Crianças no Ceará

Na semana do dia das crianças, o projeto segue fomentando e incentivando a formação de novas bibliotecas com a distribuição de acervos literários. Em doze anos de projeto, já foram entregues mais de 145 mil livros no Ceará.

Na semana do dia das crianças, nos dias 9 e 11 de outubro, o projeto Baú de Leitura pretende levar literatura e alegria, de forma lúdica, para as bibliotecas comunitárias da dos municípios de Aquiraz e Salitre, esta com entrega na Biblioteca Pública Menezes Pimentel, em Fortaleza. Durante a ação, que conta com o apoio da Enel, através da Lei do Mecenato Estadual – Secult/Ce, serão entregues 2 baús de leitura com um acervo de 400 livros/cada, acompanhados de uma contação de histórias com a Casa do Conto.

Para o coordenador do projeto, o baú vem se integrando nas comunidades de forma muito ativa, participando do dia a dia das pessoas como um espaço de lazer, lúdico, de encontro. “O baú é a novidade que chega para as crianças com páginas coloridas e cheias de aventuras e conhecimento. Quando chegamos às comunidades, as crianças logo na entrega do acervo já ficam abrindo os livros com muito entusiasmo. Isso é algo precioso para elas, é notório para quem observa.”, explica Almir Mota

O projeto chega ao seu 12º ano de atividade com a entrega de 364 Baús de Leitura, totalizando cerca de 145.600 livros distribuídos em todo o Ceará. O projeto que neste ano já passou por 12 bibliotecas comunitárias, objetiva ainda nesta edição entregar mais 15 baús de leitura, totalizando a distribuição de 6.000 livros.


Data
Bibliotecas beneficiadas
Cidade
[4] Biblioteca Comunitária Pastoral da Criança
Salitre/ A entrega será realizada na Biblioteca Púb. Menezes Pimentel, localizada na Estação, no Centro de Fortaleza
[5] Biblioteca Comunitária Tapera das artes
Aquiraz

Inclusão social e cultural

Para quem já é beneficiado pelo projeto, o baú representa mais do que o acesso à leitura. “É uma ponte fundamental para o crescimento e formação de novos cidadãos”, explica a presidente da ONG Movamu´s (Movimento de Valorização das Mulheres) Clara Silveira Fernandes, do município de Itapajé, a 125 quilômetros de Fortaleza.

Na comunidade Bairro dos Ferros, onde a ONG já funcionava como Ponto de Leitura desde 2013, o baú foi mais uma ferramenta para integrar a comunidade na discussão em torno da violência contra a mulher, respeito, cidadania, envolvendo crianças, adolescentes e pais. “Atualmente, temos um acervo de 700 livros na biblioteca, que vai da literatura à pesquisa e títulos infanto juvenis”, explica Clara, que compõem o grupo de cinco colaboradores que ajudam na manutenção da biblioteca, que foi batizada de Biblioteca Professora Zelândia, em homenagem à professora e escritora da comunidade.

A biblioteca também passou a integrar o cadastro de Bibliotecas Comunitárias da Secretaria de Cultura do Estado. “Isso significa que o equipamento passa a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará e ter benefícios que vão além do recebimento do acervo do projeto do Baú de Leitura. Agora poderão participar de formações, a exemplo do IV Seminário, e serão acompanhados pelo projeto, poderão ainda receber doação de livros e participar dos encontros organizados pelo Sistema.”, fala Júlia Barros

Municípios

Neste ano, o projeto atendeu as cidades de: Senador Pompeu, Quixadá, Viçosa do Ceará, Itarema, Ipaporanga, Pentecoste, Crato, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza, nos bairros Alagadiço Novo, Jardim Iracema e Praia do Futuro. Foram beneficiadas 12 bibliotecas comunitárias cadastradas junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas/CE gerida pela Secult/CE. Estão previstos ainda para esta edição a entrega de mais 15 baús de leituras.

Casa do Conto

Realizado pela Casa do Conto, o Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar e fomentar o surgimento de novos espaços de leitura em comunidades de baixo IDH do Ceará. O projeto entrega um baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e jovens. O projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais e está atualmente beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores.

Durante a entrega do Baú de Leitura há sempre uma sessão de contação de histórias com a equipe da Casa do Conto. As histórias são narradas de maneira lúdica, acompanhadas por músicas, a fim de estimular ainda mais o gosto pela leitura.

O projeto reforça o compromisso da Enel com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).

Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/.

Cadastre sua biblioteca:

O conceito de Biblioteca Comunitária é de espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, que possui acervo bibliográfico multidisciplinar e é minimamente organizado e tem por objetivo fomentar o acesso da comunidade à informação, ao livro a leitura. O Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias integra as bibliotecas que estão cadastradas no sistema, dando suporte em diversas áreas, como capacitação, formação e acervo.

Aqueles que desejarem se candidatar a receber o Baú de Leitura precisam se cadastrar junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias, na Biblioteca Pública do Ceará, através do e-mail:bcomunitariasce@gmail.com ou através dos telefones 3101-2546 ou 2547.

Mais informações em:
Casa do Conto
Telefone (85) 3252-3343/ 98526-1201
Coordenação geral do projeto: Almir Mota
Coordenação executiva: Júlia Barros

Fan Page: @ongcasadoconto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.