Artigo/ política - Ciro Gomes e as lideranças legislativas: Zezinho Albuquerque e Salmito Filho

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) tem a enorme chance de sinalizar aos deputados federais e aos senadores, a sua intenção de construir uma relação republicana entre o executivo e o legislativo. Ciro Gomes deverá usar como modelo de democracia participativa : Assembleia Legislativa do Ceará e  Câmara Municipal de Fortaleza. O pedetismo-cirista tem o seu centro de origem entre os parlamentares cearenses. Os dois principais interlocutores ou modelos para os futuros aliados, como exemplo de equilíbrio do poder legislativo com o executivo: deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT) e o vereador fortalezense Salmito Filho (PDT). 

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem o maior número de prefeitos e lideranças sociais, mas sua maior força política está entre os deputados estaduais e os parlamentares dos municípios cearenses, com hegemonia eleitoral sem precedente na história do nosso estado. O presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT) é o maior expoente legislativo na política regional,  sendo  responsável pela manutenção da coesão das bases pedetistas-ciristas, em torno do governador Camilo Santana (PT), via o equilíbrio de forças entre o executivo e o legislativo.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho, foi o grande responsável pela criação da maior bancada municipal pedetista do Brasil, no final do ano de 2015, contribuindo para o fortalecimento do pedetismo-cirista fortalezense, em parceria, com o prefeito Roberto Cláudio. O exemplo dado pela capital cearense é de uma relação equilibrada e republicana entre o executivo e o legislativo, modelo  bem sucedido que sem dúvida será explorado nos grandes diretórios municipais do PDT, com palestras e seminários.

O presidenciável brizolista, o advogado Ciro Gomes, deverá fazer a indicação do presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, para ser o companheiro da chapa majoritária de reeleição do governador Camilo Santana (PT): Senador ou Vice-governador. Ciro Gomes tem noção da capacidade ímpar do deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT) de manter a maior base de parlamentares cearenses (federais, estaduais e municipais), sendo este o caminho para obter  uma maior votação para o candidato presidencial do PDT, no Ceará. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o sociólogo Salmito Filho (PDT), deverá ter a missão de fazer várias palestras e seminários entre os correligionários pedetistas do Brasil, em nome do modelo republicano de equilíbrio entre o poder executivo e o poder legislativo, que com certeza seria aplicado numa futura administração do Governo Federal de Ciro Gomes. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 

Saiba mais:
http://luizclaudioferreirabarbosa.blogspot.co.id/2017/11/ciro-gomes-e-as-liderancas-legislativas.html?m=0

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.