Pular para o conteúdo principal

Manchete do momento - PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília

  Polícia Federal (PF) investigará a instalação de câmeras escondidas encontradas em um apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (foto) (União-CE), em Brasília. O caso já estava sendo apurado pela Polícia Civil do Distrito Federal, após o equipamento ter sido encontrado escondido em meio a disparadores de água e sensores de fumaça, em 2023. A entrada da PF no caso foi por determinação do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, após reunir-se com a parlamentar. No ofício, Almeida Neto cita “suposta prática dos crimes de violação de domicílio e registro não autorizado de intimidade, cometidos contra a deputada durante o exercício do seu mandato e de sua atividade política”. Registros audiovisuais As câmeras foram encontradas por assessores da parlamentar em um apartamento alugado por ela na Asa Norte, em agosto do ano passado. Além de quatro câmeras espiãs, havia, no local, microfones, cabos de internet e um aparelho gravador DVR e um mo

Coleção Terra Bárbara: Livro traça perfil biográfico da coreógrafa Regina Passos


            Era início da década de 1950 quando a dona de casa Regina Passos, casada com Luiz Passos e mãe de seis filhos – entre 1 e 11 anos – , decidiu ir para o Rio de Janeiro estudar balé clássico. Tinha 30 anos. A decisão mudou por completo a vida de Regina e, de quebra, deu novo rumo à história da dança em Fortaleza.

            Regina Passos fundou, em 1954, a primeira escola de balé na cidade e até 2009, pôs gerações para dançar. Dirigiu 50 festivais de dança clássica no Theatro José de Alencar, levou o balé para a TV, contribuiu para impulsionar a profissão e o ensino da dança em Fortaleza. Por quase 50 anos esteve à frente da Academia de Balé Regina Passos.

            A vida de coreógrafa e professora, que unia determinação e rigidez para pôr meninas na ponta dos pés, está contada no perfil biográfico Regina Passos que a jornalista Amanda Queirós escreveu para a Coleção Terra Bárbara, das Edições Demócrito Rocha.  O lançamento será realizado dia 30, às 20 horas, no Teatro Via Sul, durante a abertura do festival de dança realizado para comemorar os 95 anos da coreógrafa que acontece em janeiro de 2018. No palco estarão ex-alunas de Regina Passos e atuais bailarinas em formação na Academia de Balé Tereza Passos, filha da coreógrafa homenageada.

            “Narrar os caminhos de Regina Passos significa amarrar pontas e encontrar novos ângulos para uma história testemunhada quase diariamente por mim, por cerca de 20 anos, como uma das centenas de alunas de sua academia de balé, a primeira instituição de ensino regular em dança de Fortaleza”, afirma a jornalista e bailarina Amanda Queirós, no texto de introdução ao livro.  Para escrever o perfil biográfico da coreógrafa, Amanda mergulhou em arquivos de jornais, reviu entrevistas gravadas com Regina Passos, conversou com ex-alunas e filhos.

            “De viés memorialista, o recorte escolhido para o livro se divide em duas partes. Na primeira, a personagem surge entrelaçada a Fortaleza, como produto da vida social dessa cidade. Na segunda, torna-se protagonista e escreve seu papel na história da dança no Ceará”, explica Amanda Queirós.  

O festival: a proposta do espetáculo é apresentar ao público cearense por meio da dança e arte cênica um espetáculo profissional e de nível técnico elevado.  Mostrando a evolução do aprendizado de nossas alunas durante o decorrer do ano.  Apresentando aos pais e familiares todo um trabalho de técnica clássica, além de incentivar e aprimorar cada vez mais nossas alunas fazendo com que o interesse pelo Ballet Clássico e outras modalidades crenças em nosso estado. O público poderá conferir nos dias 30/11 (às 20 horas), 1º/12 (20h30min) e 2/12 (16 horas).

SERVIÇO
Lançamento do livro Regina Passos (Edições Demócrito Rocha)
Quando: Dia 30, às 20 horas
Quanto: R$ 24,90. O livro estará à venda no foyer do Teatro Via Sul durante todo o festival entre os dias 30/11 (no lançamento) e 2/12

SOBRE A AUTORA
Amanda Queirós é jornalista formada pela UFC e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Especializada na cobertura cultural, foi repórter do Vida & Arte, no O POVO, e chefe de reportagem da “Ilustrada”, no jornal Folha de S. Paulo, além de ter colaborado para publicações como Revista de CinemaHarper´s BazaarRevista da Gol e Revista de Dança. Concluiu o Curso de Formação de Bailarinos do Colégio de Dança do Ceará (2002) e o Curso Dança e Pensamento da UFC (2008-2009) e atuou como pesquisadora para as enciclopédias digitais Itaú Cultural e Dança em Rede. Integra a comissão de dança da Associação Paulista de Críticos de Arte e é coeditora do site www.criticatividade.com. Desde 2012, edita a seção de cultura do Metro Jornal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.