quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Inovação - Angola Cables formaliza parceria com a RNP


Cooperação foca na operação e desenvolvimento de redes avançadas 

A Angola Cables e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) acabam de assinar um memorando de entendimentos que estabelece as diretrizes para a integração das redes acadêmicas avançadas do Brasil e de Angola, aprimorando, ainda, a interconexão dessas com os demais fluxos globais de comunicação. 

"Esse documento sinaliza que os dois países têm visões de futuro em comum, sobretudo de aprimorar a conectividade e abrir mais possibilidades de colaboração para alunos, professores e pesquisadores. Assim, a academia ampliaria, ainda mais, sua capacidade de interagir com seus pares em outros pontos do Globo", afirma o diretor-geral da RNP, Nelson Simões. 

“A principal linha é construir inovadoras soluções em conectividade entre o Brasil e a África explorando as competências existentes tanto na RNP quanto na Angola Cables, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das comunicações em todos os âmbitos, mas principalmente nos campos da pesquisa, ciências e educação”, garante António Nunes, CEO da Angola Cables. 

O documento estabelece ainda as diretrizes para a futura celebração de um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento e a operação de redes avançadas de telecomunicações para uso em ensino e pesquisa, no Brasil e em Angola. “Para isso, os três empreendimentos da Angola Cables no Brasil – Monet (em operação), SACS e o Data Center (em fase de construção e com início das operações previstas para o primeiro semestre de 2018) serão usados em toda a sua potencialidade”, completa Nunes. 

Sobre a Angola Cables: 

A Angola Cables é uma multinacional de telecomunicações, fundada em 2009, dedicando-se à comercialização de capacidade em circuitos internacionais de voz e dados por cabos submarinos de fibra óptica. O mais recente projeto da empresa é a construção de um cabo que irá ligar Angola e Brasil até 2018, o SACS – South Atlantic Cables System, e o Monet, sistema de cabos que ligará o Brasil aos Estados Unidos. 

Sobre a RNP: 

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.522 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.
 http://www.rnp.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.