terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Carnaval no Ceará: Bailinhos para a criançada, shows, Jazz, Blues, Blocos de Carnaval, Cordões, Maracatus, Escolas de Samba, os Violoncelos da Folia e Afoxés fazem a festa a partir deste final de semana no Estado até o dia 13/2

A festa de Carnaval começou no Ceará e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Ceará) vem com uma programação pra ninguém ficar parado. São shows, filmes, maratonas, bailinhos para a criançada, Blocos de Carnaval, além dos projetos apoiados pelo XII Edital Carnaval do Ceará 2018, que trazem apresentações de Maracatus, Escolas de Samba, Blocos, Cordões, Afoxés,"Bandas e Música" e "Bailes e Matinês", que compõem a programação carnavalesca da capital e do interior, todos voltados para a produção, a circulação e a difusão das tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas. Para os projetos apoiado pelo  Edital, o Governo do Estado, através da Secult, disponibiliza o aporte financeiro no valor total de R$ 1.189.000,00, atendendo mais de 50 projetos das categorias mencionadas, sendo um deles para a realização do Seminário de Avaliação do Carnaval do Ceará.

O XII Edital Carnaval do Ceará 2018 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações Carnavalescas nas várias regiões do Estado do Ceará, com ênfase nos objetivos de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares tradicionais do Ciclo Carnavalesco; e inserir os Ciclo Carnavalesco no circuito cultural e turístico do Ceará.

De acordo com a Lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura, 50% do total de recursos previstos no Edital devem ser destinados a propostas advindas do Interior do Estado.

Realizado com apoio da Secult, 19º Festival Jazz & Blues terá programação em Guaramiranga e Fortaleza

Dori Caymmi, Filipe Catto, Juarez Moreira, Arismar do Espírito Santo e o cearense Macaúba do Bandolim estão entre as atrações desta edição, que acontece de 10 a 13/02, em Guaramiranga, e nos dias 15 e 16, em Fortaleza – Ceará. Do jazz ao blues, passando pelo choro, o forró, a valsa, o mambo... Música do Brasil e universal. Ritmos diversos, arranjos autorais ou ricos improvisos que transformam tudo em um grande encontro da música nos palcos do Festival Jazz & Blues. A 19ª edição acontece de 10 a 13 de fevereiro em Guaramiranga, na região serrana do Ceará, dá uma pausa na Quarta-Feira de Cinzas, e segue com mais programação nos dias 15 e 16 em Fortaleza. Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Festival Jazz e Blues 2018 é uma realização é do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação.

Para os dias de Festival na serra, a Cidade Jazz & Blues será erguida na rua principal de Guaramiranga, a cerca de 600 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz. O local abrigará os Shows ao Pôr do Sol, os espetáculos das 21h, as Jam Sessions, além dos Ensaios Abertos à tarde e as atividades musicais pela manhã, destinadas às crianças. Em Fortaleza três espaços vão receber a programação. No Cineteatro São Luiz acontecerão shows nos dias 15 e 16, às 19 horas. No Centro Cultural Banco do Nordeste haverá oficina de gaita no dia 15 às 17h e show às 18h30 e, para fechar esta edição, o Theatro José de Alencar será palco da Festa de Encerramento no dia 16 às 20h30, com direito a dois grandes shows.

Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Teatro Carlos Câmara, Dragão do Mar e Centro Cultural Bom Jardim têm programação de Carnaval
Nos dias 9, 10, 11, 12 e 13/2, a festa segue para quem vai ficar em Fortaleza. Conhecida pela animação no pré-carnaval, a Capital não deixa a desejar na programação durante o período momino. São atividades no Centro da Cidade (local em que desde o século XIX mais concentrou o Carnaval de Rua de Fortaleza), nos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado, como o Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Teatro Carlos Câmara, o Centro Cultural Bom Jardim e Centro Cultural Dragão do Mar e em diversos bairros em que a população local segue a tradição dos bloquinhos, afoxés, maracatus e cordões. Confira abaixo a programação e participe!

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.