Fórum voltado para a cultura exportadora debate fortalecimento do setor no Cariri


A região do Cariri recebeu nesta sexta-feira, 23, o Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora, voltado ao fortalecimento econômico através de mecanismos de fomento à exportação da produção caririense. Participaram do evento o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, a Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zona de Processamento de Exportação (CZPE/ MDIC), Thaíse Dutra, o Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, entre outras autoridades e empresários da região. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte,  Michel Araújo, o trabalho que se tem buscado fazer é para possibilitar que o mundo inteiro conheça a produção do Cariri. "A Sedeci vem trabalhando para auxiliar o contato entre as empresas locais e investidores investidores externos", afirma. 
De acordo com o Secretário Cesar Ribeiro, a realização do Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri é uma forma de reconhecimento da importância desta região para o crescimento econômico do Estado. “Nada mais justo que trazer para o Cariri as oportunidades de se fomentar uma cultura exportação, apresentando os caminhos de acesso para o mercado internacional. A exportação já é realizada por grandes empresas, elas já tem toda uma logística para exportar. Nosso intuito é possibilitar que os empresários e empreendedores de pequeno e médio porte, também tenham acesso ao mercado exterior. Isso contribuirá para a geração de emprego e renda, pois, aumentando as exportações aumenta a produção industrial”, explica.
Assinatura do Termo de Requalificação do Distrito Industrial
No início da cerimônia, as autoridades presentes assinaram o Termo de Requalificação do Distrito Industrial do Cariri, que autoriza a contratação de uma empresa de consultoria para realizar as melhorias necessárias para otimizar e ampliar os serviços do Distrito Industrial. O Secretário Cesar Ribeiro, afirmou o compromisso do Governador Camilo Santana, que reconhece a importância do Cariri para o desenvolvimento econômico do estado.
Fortalecimento da Economia
Mecanismos de fomento da exportação foram apresentados durante o evento, desde um panorama sobre o comércio exterior, características do mercado nacional e do Ceará, até soluções para o escoamento da economia, com apresentação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e oportunidade de investimento para o setor produtivo.
O Prefeito Arnon Bezerra ressalta a importância de se firmar uma cultura de exportação no Cariri, e parabeniza a iniciativa do Fórum que possibilitou os empresários locais compreenderem ainda mais os mecanismos de fortalecimento deste modelo de economia. “Essa é uma oportunidade de dialogarmos sobre comércio exterior, meios de comunicação, transporte para escoamento da produção. E notamos que as distâncias estão menores, pois estamos nos aproximando cada vez mais do mercado exterior. Esse Fórum inaugura um novo momento para a região do Cariri”, afirma.
O Ministro Marcos Jorge encerrou o evento, explicando a importância das ZPEs no desenvolvimento econômico dos Estados, ao contribuir para geração de emprego e renda, destacando o trabalho das Zonas de Processamento do Ceará, que está numa posição de equilíbrio do saldo comercial, tendo crescido 62,5% em 2017, US$ 2,1 bilhões em exportações. “O Cariri representa o segundo maior PIB do Estado, a região já exporta, e agora está tendo disposição de investir mais nas exportações. Quanto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços temos a condição de contribuir para isso. Estamos aqui promovendo mecanismos para que as empresas interessadas, sobretudo empresas de pequeno porte, tenham possibilidade de estarem fazendo as suas exportações”, ressalta.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.