Caravana Verde do GEAC 2018 chega ao Cariri e Sertão Centro Sul


Os principais temas de interesse da administração municipal, relativos ao meio ambiente, estão sendo debatidos no I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais
O GEAC 2018 – I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais chega à penúltima etapa. Desta vez, os encontros serão com prefeitos, gestores e lideranças de 25 municípios do Cariri e 25 do Sertão Centro-Sul. Começa nesta quarta-feira (21), no Geopark Araripe, em Cratcontinua quinta-feira (22), em Iguatu, na sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 16).

Segundo Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) GEAC 2018 ou “Caravana Verde”, trará um “ganho significativo” aos municípios. “Os principais temas de interesse da administração municipal relativos ao meio ambiente estão sendo tratados. Estamos discutindo estratégias e instrumentos para fortalecimento da gestão ambiental, no âmbito dos municípios”, afirma Bruno.

O I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada é um evento de caráter tripartite, realização do Governo do Estado do Ceará, através da SEMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE).

Todas as etapas do GEAC contam com a participação do titular da SEMA, do superintendente do Ibama no Ceará, Herbert Lobo, da superintendente da Semace, Virgínia Adélia Carvalho, dos prefeitos das localidades envolvidas e representantes do MPE, da Agace e da Aprece. Todos vão proferir palestras sobre estratégias e instrumentos para fortalecimento da gestão ambiental, no âmbito dos municípios.

Programação
Os trabalhos começam às 8h e seguem até às 17 horas. No período da manhã, acontece o painel participativo, com exposição dos seguintes temas: Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Fundo Municipal do Meio Ambiente (FNMA), Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal, Órgãos e Instituições Municipais Ambientais e Responsabilidade Municipal na Gestão Ambiental.
No período da tarde é a vez dos técnicos da SEMA que tratam de tema como o Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM), o Programa Selo Município Verde, a Certificação Praia Limpa e Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm).

SERVIÇO

GEAC 2018- I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais
Quando: Dia 21/03/2018 (quarta-feira), Crato e dia 22/03/2018 (quinta -feira), Iguatu.
Onde: Geopark Araripe, no Crato e na CREDE 16, em Iguatu.
Confira locais e datas dos demais encontros no portal da SEMA (www.sema.ce.gov.br).

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.