Páscoa literária: Escritor Antônio Jota lança "Efatá" na Casa de Cultura de Icó no domingo (01)

O domingo de páscoa, que celebra o encerramento da Semana Santa, contará com a presença forte da literatura na cidade de Icó. O escritor icoense Antônio Jota realizará o lançamento da obra "Efatá" na Casa de Cultura de Icó Mariinha Graça, próximo domingo (01), a partir das 19h.

O evento terá entrada gratuita para o público, que ouvirá as músicas autorais e cravadas de sertão do cantor DruLucca e a instrumentalidade do sanfoneiro Eugênio Gouveia. A programação literária terá, logo após, um bate-papo guiado sobre a obra pelo autor, além de um momento de autógrafos e dedicatórias aos presentes que comprarem o livro. Toda a renda da venda deles serão revertidas ao projeto de educação patrimonial Canal Icó em Fatos e Memórias, realizado pelo produtor cultural e músico Daniel Bruno.

O evento literário do lançamento do livro "Efatá" é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) e tem a parceria da Editora Dellicata, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Art Fogos, Sucos Tomix, Max Informática, Daniel Chocolates & Presentes, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi), Panificadora Frei Damião, Galeria dos Salgados, IP Criações e Canal Icó em Fatos e Memórias.

EFATÁ - Palavra hebraica que significa abra-te ou que seja aberto, este nome dá o tom da obra que destaca a saga humana, onde o romance apresenta a temática dos sefaraditas, judeus provenientes da Península Ibérica (Portugal e Espanha) que realizaram deslocamentos geográficos e de vida para diversos países, incluindo o Brasil, e que foram perseguidos pela Inquisição Católica. 

Filhos da diáspora, no Brasil os sefaraditas tiveram que seguir suas tradições secretamente ou até mesmo abrir mãos das tradições do judaísmo, em busca da sobrevivência. 
"É preferível afirmar que esta ficção narra a trajetória de uma linhagem iniciada no Oriente Médio, passando pela Ibéria, e se instala no Brasil, sobretudo no sertão cearense", destaca passagem no livro.

EFATÁ EM ICÓ E PELO BRASIL - A obra "Efatá" foi doada pelo autor para ser o presente aos  três primeiros colocados das cinco categorias do V Concurso Literário Icoense (CLIC), que integrou o VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017. Além disso, já integra o escopo de bibliotecas do Município de Icó, com a doação de uma edição realizada à Biblioteca Pública Municipal Plínio Albuquerque Pequeno, Biblioteca Professor Paulo Petrola (FVS) e a Biblioteca do Instituto de Estudos do Semiárido (IESA) / Campus Icó da UFCA.

BIOGRAFIA E HOMENAGEM NO FESTIVAL ICOZEIRO - Graduado em Letras, pós-graduado em Língua Portuguesa e mestrando em Crítica Literária, Antônio Jota tem a verve da literatura e a marca da "icoensidade" em obras já publicadas, como Pemba e A Curva do Rio, com elementos e marcas do patrimônio e da cultura locais.

Participou de várias antologias, escreveu contos e crônicas, publicou O Último Coronel e Briga de Família está na produção de Voz Branca e Na Terra do Delegado. No VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017, Antônio Jota foi homenageado com a Comenda Heráclito Graça pelos relevantes serviços prestados à sociedade icoense.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ)

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.