quarta-feira, 25 de abril de 2018

Marlui Miranda faz show no sábado (28) no Teatro Tapera das Artes em Aquiraz

A cantora conduzirá oficinas formativas a partir de terça (24), na Tapera das Artes, compartilhará conhecimento em debate na sexta (27), e realizará o concerto “Marlui Miranda e convidados” no sábado (28), no Teatro Tapera das Artes em Aquiraz 


Reconhecida como a mais importante intérprete e pesquisadora da música indígena do Brasil, a cantora, compositora, arranjadora e produtora Marlui Miranda é a terceira convidada do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Contraponto Harmônico, tendo como ponto alto o concerto no Teatro Tapera das Artes, na cidade de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza.

Gerando diálogos criativos e musicais entre jovens estudantes de Música, Marlui Miranda ministrará a partir da terça-feira (24) uma série de oficinas e encontros na Tapera das Artes, em Aquiraz, dentro da programação de Residência Artística, que trará a Orquestra de Barro Uirapuru e Banda Cabaçal dos Palmares, de Redenção UNILAB  (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), com participação dos jovens da Aldeia Indígena Jenipapo-Kanindé e do grupo Catavento. Além disso, numa parceria do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico” com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, a musicista participará na sexta-feira (27), às 18h, do ciclo de Diálogos Sinfonia, um polo de discussão mediada com grandes artistas da música instrumental nacional. O encontro entre a pesquisadora e público será na Tapera das Artes.

Já no sábado (28), às 17h, no Teatro Tapera das Artes, a cantora realizará o concerto “Marlui Miranda e convidados”, com a participação da Orquestra Bachiana Jovem Tapera das Artes, do Grupo Catavento e do grupo Tapera das Artes Ensemble, formado pelo corpo docente de música do programa Tapera das Artes de Cultura – um Toque de Classe. Para a apresentação será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, com ingressos distribuídos uma hora antes do evento. A entrada é gratuita.

Sobre Marlui Miranda

Cantora, compositora, arranjadora e produtora cultural, tem sido reconhecida como a mais importante intérprete e pesquisadora da música indígena do Brasil para a qual dedica-se há quase 30 anos. Vencedora do 26º Prêmio da Música Brasileira 2015 como Melhor Cantora Regional, Marlui Miranda tem como principal objetivo de carreira a divulgação da cultura indígena através de canções que formam uma espécie de gênesis do cancioneiro popular, representando a fronteira entre nossos parâmetros sonoros contemporâneos e uma remota e intangível ancestralidade musical.
Sobre o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Contraponto Harmônico

Desenhado para possibilitar a aproximação de jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental, o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico” oferece ações educativas que resultam em concertos interativos.

Realizadas mensalmente, de fevereiro a novembro de 2018, as ações ocupam diferentes espaços, contemplando um público vasto. Dessa forma, atua não apenas na formação dos aprendizes, mas também com foco no público geral interessado pela música em seus aspectos sonoros e teóricos. Para este ano, grandes nomes nacionais e internacionais já estão confirmados:

·         Abril Marlui Miranda - compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira;
·         Maio – Ensemble – trio de palhetas de São Paulo;
·         Junho – Barbatuques - grupo brasileiro de percussão corporal;
·         Julho - Maite Hontelé - trompetista especializada em ritmos caribenhos, da Colômbia;
·         Agosto – Ricardo Herz – artista que reinventou o violino brasileiro;
·         Setembro - Ji Hae Park – pesquisador de música contemporânea, da Coreia do Sul;
·         Outubro – Badi Assad – cantora violonista;
·         Novembro – Toquinho – cantor e compositor brasileiro.

O Projeto Mestre & Aprendiz tem realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário, Co-realização da Tapera das Artes, e parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, patrocínio da Usibras, Verdes Mares, Hipercor, Esmaltec, FAN, Dakota, Frezenius, M. Dias Branco, Acal. Conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e consultoria executiva da Quitanda das Artes. Agradecimento especial à Enel Distribuição Ceará.

Plataforma Sinfonia do Amanhã

No intuito de ampliar sua atuação, ao mesmo tempo em que fortalece laços colaborativos, o Encontro Mestre & Aprendiz recebe estudantes de diversas instituições que trabalham educação musical em todo o estado do Ceará vinculados ao projeto Plataforma Sinfonia do Amanhã. Trata-se de entidades que, assim como a Tapera, disponibilizam recursos artísticos e pedagógicos para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, numa perspectiva de ampliar as possibilidades de desenvolvimento social.  A Plataforma, em 2018, conta com 26 instituições, sendo 22 delas no Ceará, uma na Bahia, uma em Goiás e duas no Rio Grande do Sul.
Associação Tapera das Artes
A Tapera das Artes, com mais de 30 anos de existência, dedica-se a atividades culturais voltadas para crianças e jovens oriundos de famílias de baixa renda no município de Aquiraz, que vem se consolidando como um vetor fundamental de transformação social,  artística e cultural local.

O trabalho iniciado com o ensino de pífano tomou novas proporções, possibilitando a expansão e a inclusão de novas modalidades artísticas. Foram fundados, assim, a banda de pífanos “Girassol”, o grupo “Sementes da Terra”, o grupo de chorinho “Feijão de Corda”, o Grupo de Forró “Natureza do Forró”, o Espetáculo “Sons e Sonhos”, a “Orquestra Bachiana Jovem”, a “Camerata de Violões Dedilharte 6”,a  “Orquestra Sanfonica Essência”, o “Coro Canto Livre”, dentre outros.

Em 2012, a Tapera das Artes iniciou a parceria com a Fundação Bachiana de São Paulo e, com o apoio do Maestro João Carlos Martins, protagonizou a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz.

Desde 2013 oferece o Programa de Cultura Tapera das Artes, atendendo a um público de 400 crianças, sob a direção artística pedagógica do Maestro Ênio Antunes, que abriga a metodologia "Um Toque de Classe" para o ensino de música, e as atividades inventivas da Luteria experimental com as criações exóticas do Mestre Luthier Fernando Sardo.

Encontro Mestre & Aprendiz - Contraponto Harmônico apresenta Marlui Miranda (CE), com:
Residência Artística
Quando: 24 a 28 de abril
Local: Tapera das Artes

Concerto “Marlui Miranda e convidados
Quando: 28/04 (sábado), às 17h
Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)
Informações: (85) 3361-2704 / 987548496
ACESSO GRATUITO 
Será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro. Distribuição de ingressos uma hora antes do evento.

Diálogos Sinfonia com Marlui Miranda
Quando: 27/04 (sexta-feira), às 18h
Local: Tapera das Artes

Tapera das Artes
Facebook: Tapera das Artes
Instagram: @taperadasartes_

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.