Pular para o conteúdo principal

Manchete do momento - PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília

  Polícia Federal (PF) investigará a instalação de câmeras escondidas encontradas em um apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (foto) (União-CE), em Brasília. O caso já estava sendo apurado pela Polícia Civil do Distrito Federal, após o equipamento ter sido encontrado escondido em meio a disparadores de água e sensores de fumaça, em 2023. A entrada da PF no caso foi por determinação do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, após reunir-se com a parlamentar. No ofício, Almeida Neto cita “suposta prática dos crimes de violação de domicílio e registro não autorizado de intimidade, cometidos contra a deputada durante o exercício do seu mandato e de sua atividade política”. Registros audiovisuais As câmeras foram encontradas por assessores da parlamentar em um apartamento alugado por ela na Asa Norte, em agosto do ano passado. Além de quatro câmeras espiãs, havia, no local, microfones, cabos de internet e um aparelho gravador DVR e um mo

Em primeira mão - Justiça Federal concede liminar determinando reabertura do Jardim de Alchymist em lagoa de Jijoca de Jericoacoara



Imagem: Portal Sobral de Prima


O juiz substituto da 18ª vara da Justiça Federal do Ceará em Sobral, Sérgio de Norões Milfont Jr, concedeu liminar nesta sexta-feira(8/6) determinando a reabertura imediata do empreendimento Jardim do Alchymist, que fica nas margens da Lagoa do Paraíso em Jijoca de Jericoacoara. A nova decisão sobrepõe a outra que resultou na ação da Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace), que em abril, suspendeu a licença de operação do restaurante. A nova decisão permite a reabertura do local e derruba a decisão judicial conseguida pelo Ministério Públicdo Federal em Sobral, em caráter liminar, que impede a expansão de empreendimento que estava sendo instalado em área de preservação permanente (APP) que margeia a Lagoa do Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará. Os funcionários já estão preparando o local para receber o público.

Contexto
O empreendimento Jardim do Alchymist Restaurante, alvo de ação do MPF, está situado na área de proteção ambiental (APA) Estadual da Lagoa de Jijoca e a pouco mais de 500 metros do Parque Nacional de Jericoacoara, portanto em zona de amortecimento.

Na decisão liminar, é determinado que a Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) e o município de Jijoca de Jericoacoara deixem de emitir licenças, autorizações, declarações e alvarás, sem a prévia anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em nome de Giorgio Bonelli, Jardim do Alchymist Restaurante Ltda, Bonelli Associados Incorporadora, ou outra empresa do grupo, responsáveis pelo empreendimento.

Com isso, tanto o município de Jijoca quanto a Semace devem submeter à apreciação do ICMBio, órgão gestor do Parque Nacional de Jericoacoara, todos os pedidos de licenças, autorizações, declarações e alvarás alusivos a obras dos citados empreendedores na área da Lagoa de Jijoca.
A ação civil pública que resultou na decisão liminar destaca que as instalações das etapas do empreendimento vinham sendo realizadas de forma fragmentada, de modo a evitar o estudo correto de impacto ambiental, com a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Além disso, para o MPF, como o empreendimento tem o potencial de causar efeitos dentro do parque nacional, o ICMBio deveria ter sido consultado em todos os licenciamentos requeridos, especialmente o relativo ao funcionamento da barraca, com restaurante, situada na beira da lagoa. Na ação, o MPF afirma, também, que essa mesma barraca está instalada integralmente na Área de Preservação Permanente (APP) da lagoa.

Na época da decisão, em nota, a Semace diz que o estabelecimento havia assinado Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em 4 de maio de 2017. "Conforme a legislação ambiental, a suspensão da licença de operação coloca o empreendimento na situação anterior de estar proibido de funcionar, sob pena de autuação e punição dos responsáveis por descumprimento da referida legislação", diz a nota.  Os donos do empreendimento, diz a Semace, devem desocupar o local e recuperar a área do dano ilegal. Em caso de descumprimento da medida, os donos estão sujeitos a pena de autuação e punição.

Por sua vez, o dono do empreendimento, o italiano Giorgio Bonneli,  disse também na época que a empresa defende que está dentro das normas ambientais e que a suspensão pela Semace poderá causar prejuízos para Jericoacoara, como a perda de empregos. O próprio colocou em sua página de facebook toda descrição da nova decisão concedida nesta sexta.

Até a agora  o Ministério Público Federal em Sobral não foi comunicado dessa nova decisão. Tudo indica que a comunicado será feita na próxima semana.

O comunicador local, Idomilson Martins, noticia em vídeo o fato e comemora o retorno das atividades do empreendimento:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.