sexta-feira, 6 de julho de 2018

Crianças autistas têm manhã diferente de atividades neste sábado (7) no projeto Bombeiro por Um Dia


Grupo de crianças e adolescentes autistas e seus Familiares conhecerão a sede do Corpo de Bombeiros do Ceará e participarão de brincadeiras e ações com os militares

Os Bombeiros estão no imaginário de todas as crianças e adolescentes na figura de heróis. Pois esses heróis irão abrir as portas do seu Quartel e proporcionar uma manhã de sábado diferente para um grupo de 100 crianças e adolescentes autistas e seus Familiares (pais e irmãos). Eles participarão neste sábado (7), das 8 horas às 11 horas, do projeto “Bombeiro por um Dia” e serão recepcionados pelos militares bombeiros no Quartel do Comando Geral dos Bombeiros, na Jacarecanga. A ação é uma parceria da Associação Fortaleza Azul (FAZ) com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

A programação do “Bombeiro por Um Dia” contará com uma visita às instalações do Corpo de Bombeiros, com passeio em viaturas, exposição de equipamentos, muro de escalada, interação com os cães da corporação, entre outras ações que irão aproximar as crianças e adolescentes do universo dos bombeiros, reforçando o papel dessa importante profissão. A ação contribuirá com ricas experiências pessoais para as crianças e adolescentes autistas e será importante também para os próprios militares bombeiros terem contato com as crianças e conhecerem mais sobre o tema, o que pode ajudá-los a lidar com eles em momentos de atendimentos ou emergências.

“Um dos grandes desafios na nossa Associação é abrir espaços de inserção dos autistas na sociedade e de conscientização das pessoas a respeito do assunto, minimizando o desconhecimento e o preconceito”, explica Fernanda Cavaliri, presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ). A entidade existe desde 2015 e tem como objetivo reunir familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para ações de conscientização, informação e inclusão desses indivíduos na sociedade. Atualmente, a FAZ conta com mais de 200 famílias associadas.

Sobre o Autismo
Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Estima-se que o Autismo afete atualmente cerca de 2% da população mundial. Apesar de estar cada dia mais presente no cotidiano de muitas famílias brasileiras, o Autismo ainda é pouco compreendido socialmente e alvo de preconceito ou desconhecimento.

Esses distúrbios se caracterizam por prejuízos em duas áreas: comunicação social e comportamento estereotipado (repetitivo, restrito, com hiperfocos podendo haver movimentos estereotipados, alterações sensoriais e atraso do desenvolvimento da coordenação fina). Embora todas as pessoas com TEA apresentem tais dificuldades, o comprometimento nos indivíduos se apresenta em intensidades diferentes. 

Essas características geralmente aparecem antes dos três anos de vida e podem ser óbvias desde o nascimento ou tornarem-se visíveis ao longo do desenvolvimento. 

Projeto “Bombeiro por um Dia”
Corpo de Bombeiros do Ceará e Associação Fortaleza Azul (FAZ)
Ø  Quando?  Sábado, dia 7 de julho – Das 8h às 11h
Ø  Local? Quartel do Comando Geral dos Bombeiros (rua Oto de Alencar, 215 – Jacarecanga)
Ø  O que tem? Visita às instalações do Corpo de Bombeiros, Passeio em viaturas, Exposição de equipamentos, Muro de escalada, Interação com os cães da corporação, entre outras ações

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.