Pular para o conteúdo principal

Manchete do momento - PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília

  Polícia Federal (PF) investigará a instalação de câmeras escondidas encontradas em um apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (foto) (União-CE), em Brasília. O caso já estava sendo apurado pela Polícia Civil do Distrito Federal, após o equipamento ter sido encontrado escondido em meio a disparadores de água e sensores de fumaça, em 2023. A entrada da PF no caso foi por determinação do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, após reunir-se com a parlamentar. No ofício, Almeida Neto cita “suposta prática dos crimes de violação de domicílio e registro não autorizado de intimidade, cometidos contra a deputada durante o exercício do seu mandato e de sua atividade política”. Registros audiovisuais As câmeras foram encontradas por assessores da parlamentar em um apartamento alugado por ela na Asa Norte, em agosto do ano passado. Além de quatro câmeras espiãs, havia, no local, microfones, cabos de internet e um aparelho gravador DVR e um mo

Maranguape terá noite de observação com telescópios na praça principal




Alguma vez você já olhou para o céu e teve a curiosidade de ver mais de perto astros como a Lua ou os planetas? Muitas pessoas já, mas se esbarram na dificuldade de não ter acesso a um instrumento como um telescópio. Pensando justamente em popularizar a astronomia, é que o Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promovem nesta sexta-feira, dia 20, uma observação do céu noturno na praça principal de Maranguape, no centro da cidade. Vários telescópios serão disponibilizados para que o público em geral possa observar a Lua e os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. A ação acontece a partir das 17h30 e segue até às 20 horas.

Quem for à praça Capistrano de Abreu na sexta-feira, encontrará telescópios apontados para a Lua na sua fase crescente, evidenciando detalhes como crateras, montanhas, vales e mares lunares. Também serão observados quatro planetas: Vênus, com apenas metade da sua superfície iluminada; Marte, que atualmente está mais próximo da Terra e apresenta uma tempestade de areia que recobre todo o planeta; Júpiter, com suas quatro luas maiores, e Saturno, com seus brilhantes anéis.

Parte dos instrumentos utilizados são do CASF, clube de astronomia que realiza  observações do céu com telescópios e binóculos em locais públicos e escolas da capital e interior do Estado. Outra parte é do CAAMPE (Clube de Astronomia e Astrofísica de Maranguape), ligado ao IFCE Campus Maranguape, que disponibilizará um telescópio automatizado e uma equipe de monitores.

O evento é inteiramente gratuito. Pessoas de todas as idades estão convidadas, mas vale uma advertência: se o céu estiver encoberto por nuvens, a observação torna-se inviável.

Estrelas cadentes

Os frequentadores da praça também terão a chance de conhecer uma estação de monitoramento de meteoros. Conhecidos popularmente como “estrelas cadentes”, estes são pequenos fragmentos de rocha ou metal que, vindo do espaço, brilham ao cair na atmosfera da Terra. Lauriston Trindade, coordenador local da BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) explica:  

“A BRAMON é uma instituição sem fins lucrativos, composta por voluntários para o registro, análise e estudos de meteoros no Brasil. Contando com mais de 120 câmeras em 20 estados brasileiros, é uma das maiores redes de monitoramento do mundo e a maior do hemisfério sul. No Ceará temos quatro câmeras em operação e o projeto de implantar mais 11 este ano.”

Centenário do Eclipse de Sobral

A observação e a exposição integram uma série de iniciativas que visam a celebrar os 100 anos do famoso Eclipse de Sobral, cujas observações, no dia 29 de maio de 1919, serviram como evidência experimental para a Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein. Palestras, exposições, observações, congressos, simpósios e a construção de um monumento em alusão ao evento histórico estão entre as ações que integram a programação comemorativa ao centenário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.