quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Com bolsas de estudos, jovens e adultos realizam sonho de conquistar uma formação profissional

Géssyka from Associação Oportunize on Vimeo.

Essa é a Géssyka de Sousa. Ela é formada no curso de Psicologia da UFC graças a uma bolsa de estudos concedida pela Associação Oportunize. Para ela, a Associação foi divisora de águas para que ela pudesse ingressar no curso. “É muito comum a gente ouvir que para chegarmos onde queremos, só é necessário esforço. Mas, infelizmente, as oportunidades não são as mesmas para todos. Por isso, eu acredito muito nessas iniciativas de pessoas que criam outras possibilidades, que educação pública ainda não permite”, ressalta.


Assim como Géssyka outros/ outras jovens terão agora uma chance semelhante de estudar para assim ingressar como ela no Ensino Superior. A Associação Oportunize oferece, desde 2005, apoio didático, psicológico e financeiro a jovens e adultos que buscam oportunidades educacionais. As inscrições para o processo seletivo 2019 estão abertas.

A exemplo de Géssyka, ingressar em uma universidade ou em um curso técnico profissionalizante fazem parte do sonho de muitos jovens e adultos. 

O que não parece difícil para quem tem acesso a uma boa base escolar e possui condições financeiras favoráveis, pode se mostrar impossível para quem não vive a mesma realidade. De acordo com o relatório Education at a Glance (“Um olhar sobre a Educação”, em português), publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no ano passado e referente à 2015, mais da metade dos adultos brasileiros, com idade entre 25 e 64 anos, não tiveram acesso ao ensino médio. Além disso, dos adolescentes brasileiros que conseguiram chegar a esse nível de ensino, apenas metade foi capaz de concluir os estudos em três anos. Se, de uma forma geral, os dados do relatório já soam alarmantes, quando se trata do ensino público, esses números ficam ainda mais assustadores.

Em uma tentativa de reduzir as estatísticas e fazer frente a esse contexto histórico de desigualdade educacional no Brasil, um grupo de amigos decidiu fundar, em Fortaleza, a Associação Oportunize. Desde de 2005, a organização sem fins lucrativos oferece, com o apoio de parceiros, bolsas integrais de estudos em cursos técnicos profissionalizantes e pré-Enem, para jovens e adultos a partir de 16 anos. “Nosso objetivo com o projeto era contribuir com a educação daqueles que, embora muito se esforçassem e se dedicassem aos estudos, não conseguiam atingir seus sonhos, por conta de dificuldades financeiras”, explica o servidor público Hugo Mendonça, um dos fundadores da Oportunize.

Até hoje, mais de 70 pessoas, entre adultos e jovens estudantes da rede pública de ensino, já receberam suporte da associação, que também proporciona, além da bolsa, apostilas ou livros, materiais para módulos práticos, fardamento (em casos obrigatórios), transporte, apoio psicológico e pedagógico, entre outras despesas, de acordo com a realidade financeira do oportunizado. Evaldo Menezes, formado em Ciências Contábeis pela UFC, foi um dos primeiros apadrinhados pelo projeto, na turma de 2006. Quando foi convidado pela associação a cursar o último ano do ensino médio em uma escola particular, ele não acreditou que fosse verdade. “Confesso que, no início, não acreditei que pudesse existir um projeto como esse. Entrei um tanto desconfiado, mas concluí meu ano de estudos com outros olhos. Hoje, devo muito à Oportunize”, conta.


Processo seletivo 2019

A Oportunize está com inscrições abertas para o processo seletivo 2019. Interessados a partir de 16 anos podem se inscrever por meio do website da associação, até o dia 10 de setembro. A seleção ocorrerá em até 4 (quatro) etapas, todas eliminatórias, sendo os candidatos informados dos resultados de cada uma delas pelo site e mídias sociais do projeto. O número de candidatos selecionados será definido de acordo com os resultados obtidos nas etapas seletivas, o valor do investimento necessário para cada bolsa integral a ser ofertada e os recursos financeiros disponíveis. Mais informações sobre o projeto e processo seletivo estão disponíveis no site: www.oportunize.org.

Serviço

Instagram: @oportunizeceara



0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.